14/10/2021 às 16h04min - Atualizada em 14/10/2021 às 16h04min

Prefeitura de Campos oferece ação de conscientização sobre o câncer de mama e atendimentos

Jornal Aurora - Redação
Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza ao longo desta quinta-feira (14), uma grande ação de conscientização sobre o câncer de mama, na Praça do Santíssimo Salvador, no Centro. O evento, que conta com vários serviços, foi aberto às 9h com a participação do prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama, Tassiana Oliveira, e do secretário de Saúde, Paulo Hirano. O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no mundo. Nos últimos 18 meses, o município registrou 1.240 novos casos, o que equivale a 31% de incidência dos 4.100 novos casos de neoplasias diagnosticados na Região Norte Fluminense, segundo dados da Diretoria de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA).

O evento faz parte da programação do Outubro Rosa, mês dedicado a alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O prefeito Wladimir falou sobre o avanço no cuidado com a saúde da mulher, citando a instalação do mamógrafo no Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), em julho, que está contribuindo para redução da fila de espera por exames na cidade.

“Estamos praticamente zerando a fila pública de exame de mamografia. Instalamos o mamógrafo que era um sonho de mais de 20 anos da população. Quem procurar o Centro de Referência será bem atendido não só hoje, mas todos os dias”, disse Wladimir, ressaltando que “a mulher é o esteio da família e estamos aqui para cuidar dela o ano todo”.

A Secretaria de Saúde está oferecendo mais de 7 mil serviços para as mulheres este mês. Entre eles estão 3.300 exames de mamografia que podem ser agendadas durante o evento na praça ou pelo sistema eletrônico Consulta Fácil (AQUI). Além disso, mulheres que visitarem a tenda do evento poderão aferir a pressão arterial, glicemia, saturação. Poderão ainda receber orientação nutricional e IMC, entre outros serviços.

Ao falar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que assola tantas mulheres no mundo, o secretário de Saúde, Paulo Hirano, ressaltou que toda mulher deve buscar sempre fazer o auto exame, a procurar um especialista e, também, fazer o exame de mamografia. “É muito importante que as mulheres estejam atentas isso, pois o diagnóstico precoce é fundamental para que possamos obter um resultado melhor no tratamento. Todas as vezes que fazemos um diagnóstico precoce do câncer, a chance de cura e sucesso no tratamento são maiores e, é isso que nos interessa”, ressaltou.

Também faz parte programação a doação de cabelo para fabricação de perucas para pacientes em tratamento oncológico. O corte de cabelos está sendo realizado por cabeleireiros dos Institutos Sawana e Amigas Guerreiras. O Instituto Nélia, que apoia mulheres em tratamento contra o câncer de mama, também participa do evento que será encerrado com desfile visando a valorizar da beleza das mulheres.


SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @redeauroraplay
 
 
Fonte: Ascom






Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp