04/10/2021 às 17h19min - Atualizada em 04/10/2021 às 17h19min

Campos inicia Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes nesta segunda

Jornal Aurora - Redação
Divulgação
Foi aberta nesta segunda-feira (04), em Campos, a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes com idade entre 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Mais de 30 postos de vacinação estarão abertos no município até o dia 29 de outubro, quando termina a campanha, para disponibilizar as doses dos 18 tipos de imunizantes que compõem o calendário de vacinação da criança e do adolescente.

Somente na parte da manhã, pelo menos 53 crianças foram atendidas na sala de vacinas de rotina da Secretaria Municipal de Saúde, que ocupa o espaço físico do Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA1), na Cidade da Criança. A enfermeira responsável pela sala de vacinas, Maria Selma Serrão Ribeiro, explicou que, como a campanha é para atualizar a caderneta, cada criança recebe, em média, entre quatro a seis vacinas de uma só vez.

A pequena Antonela, de 1 ano e um mês foi uma das crianças vacinadas no primeiro dia da campanha. Segundo a mãe, Danielle do Rêgo Bezerra, 41 anos, a bebê já estava com a vacina da meningite agendada para tomar nesta segunda e ela aproveitou para colocar o cartão da menina em dia. “Fiquei sabendo da campanha aqui. Como ela podia tomar a da gripe também, aproveitei”, afirmou Danielle.

Em todo o país, a campanha teve início no dia 1º de outubro. Em Campos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), optou por iniciar a imunização nesta segunda, porque, a partir deste dia, a aplicação da vacina contra a Covid-19 ficará suspensa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que passarão a ser utilizadas na multivacinação. O objetivo da secretaria é não misturar imunizantes nos postos. Dentro do planejamento, apenas as UBSs de Poço Gordo, Tocos e Lagamar irão fazer, além da vacina contra a Covid-19, as vacinas de rotina. O dia “D” da campanha de multivacinação está marcado para 16 de outubro. 

O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Charbell Kury, pede aos pais ou responsáveis que não deixem de comparecer aos postos. “Os pais têm papel importante na missão de manter a vacinação das crianças e adolescentes em dia. Quanto mais crianças vacinadas, maior o escudo de proteção. Ampliando a cobertura vacinal, evitamos que doenças como a meningite retornem”, explicou Charbell.

Dentre as vacinas disponíveis nos postos na campanha estão: Hepatite A e B,  Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estão disponíveis também para atualização da caderneta de adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

UNIDADES DE VACINAÇÃO:

UBS Conselheiro Josino

UBS Custodópolis

Centro de Saúde de Guarus

UBS Santo Amaro

UBS Sentinela do Imbé

Cidade da Criança

UBSF Félix Miranda

UBSF Aldeia

UPH Santo Eduardo

UBS Santos Dumont

ESF Santa Cruz

UPH Travessão
 
UPH São José

UBSF Poço Gordo

UBS IPS

UBS Imperial

UBSF Saturnino Braga

UBSF Patronato São José

UBS Baleeira

UPH Morro do Coco

UBSF Santa Helena

UBS Penha

UBSF Lagamar

UBS Eldorado

UBS Santa Maria

UBS Ponta da Lama

UBS Parque Rodoviário

UBSF Parque Prazeres

UPH de Ururaí

UBS Ponta Grossa

UBS Morangaba

UBS Lagoa de Cima

UBSF Jamil Ábido

UBS Tocos

UBSF Venda Nova 


SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @redeauroraplay
 
 
Fonte: Ascom










 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp