Foi aberta nesta segunda-feira (04), em Campos, a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes com idade entre 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Mais de 30 postos de vacinação estarão abertos no município até o dia 29 de outubro, quando termina a campanha, para disponibilizar as doses dos 18 tipos de imunizantes que compõem o calendário de vacinação da criança e do adolescente.
Somente na parte da manhã, pelo menos 53 crianças foram atendidas na sala de vacinas de rotina da Secretaria Municipal de Saúde, que ocupa o espaço físico do Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA1), na Cidade da Criança. A enfermeira responsável pela sala de vacinas, Maria Selma Serrão Ribeiro, explicou que, como a campanha é para atualizar a caderneta, cada criança recebe, em média, entre quatro a seis vacinas de uma só vez.
A pequena Antonela, de 1 ano e um mês foi uma das crianças vacinadas no primeiro dia da campanha. Segundo a mãe, Danielle do Rêgo Bezerra, 41 anos, a bebê já estava com a vacina da meningite agendada para tomar nesta segunda e ela aproveitou para colocar o cartão da menina em dia. “Fiquei sabendo da campanha aqui. Como ela podia tomar a da gripe também, aproveitei”, afirmou Danielle.
Em todo o país, a campanha teve início no dia 1º de outubro. Em Campos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), optou por iniciar a imunização nesta segunda, porque, a partir deste dia, a aplicação da vacina contra a Covid-19 ficará suspensa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que passarão a ser utilizadas na multivacinação. O objetivo da secretaria é não misturar imunizantes nos postos. Dentro do planejamento, apenas as UBSs de Poço Gordo, Tocos e Lagamar irão fazer, além da vacina contra a Covid-19, as vacinas de rotina. O dia “D” da campanha de multivacinação está marcado para 16 de outubro.
O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Charbell Kury, pede aos pais ou responsáveis que não deixem de comparecer aos postos. “Os pais têm papel importante na missão de manter a vacinação das crianças e adolescentes em dia. Quanto mais crianças vacinadas, maior o escudo de proteção. Ampliando a cobertura vacinal, evitamos que doenças como a meningite retornem”, explicou Charbell.
Dentre as vacinas disponíveis nos postos na campanha estão: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Estão disponíveis também para atualização da caderneta de adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).