O prefeito Wladimir Garotinho confirmou que o pagamento dos servidores municipais referente ao mês de setembro e a metade do 13º salário será efetuado de forma antecipada, novamente, no dia 08 de outubro. Desde o início do ano, um calendário foi elaborado pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos e os servidores vêm recebendo em dia seus salários. Em meses anteriores, o pagamento vem sendo efetuado em quatro dias, sendo um grupo a cada dia. Além disso, o pagamento será antes do feriado nacional de 12 de outubro, em comemoração à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e quando também se comemora o Dia das Crianças. Para o pagamento do mês e os 50% do 13º, serão injetados na economia local, aproximadamente, R$ 120 milhões.
Ao antecipar o pagamento, o prefeito possibilita ao servidor se programar melhor para as compras para o Dia das Crianças, que promove grande movimento no comércio. “Vamos este mês, mais uma vez, antecipar a data do pagamento, pagar 50% do 13º salário e pagar todos os servidores no mesmo dia”, informa o prefeito Wladimir Garotinho.
Em nove meses, mesmo com a crise econômica, agravada pela pandemia da Covid-19, e todas as dificuldades, a atual gestão estabeleceu um calendário, que vem mantendo em dia o pagamento dos servidores. Além das nove folhas deste ano, a prefeitura também já pagou o mês de dezembro do ano passado e o restante do 13º salário referente a 2020, que não foi pago pela gestão passada.
“Com o pagamento destas 11 folhas este ano, incluindo o que havia ficado pendente de 2020, além de estarmos em dia com os servidores, em respeito e valorização ao trabalho deles, a Prefeitura de Campos também já injetou cerca de R$ 900 milhões na economia, garantindo a manutenção de milhares de empregos no setor produtivo, principalmente, no comércio” explica o secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, ressaltando que a meta do prefeito Wladimir Garotinho é pagar 15 folhas em 12 meses.
Recuperação da economia – O trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Campos, desde janeiro deste ano, está rendendo frutos positivos para o município. Campos é o primeiro no ranking de abertura de novas empresas em 2021 no Norte e Noroeste Fluminense e 8º entre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com dados da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja). A geração de empregos também vem se recuperando, conforme Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Além da geração de empregos e da abertura de novas empresas, outra boa notícia para a economia do município é que o número de novos Microempreendedores Individuais (MEIs) registrados até setembro de 2021 em Campos já superou o ano inteiro de 2020. De janeiro até 20 de setembro, foram 4.298 novos inscritos este ano, enquanto no passado, de janeiro a dezembro, foram 4.078. Com estes dados, município supera Macaé, que possui o mesmo porte de Campos. O levantamento foi feito pela Subsecretaria de Desenvolvimento, Concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.