A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social realiza na próxima quarta-feira (29), a partir das 8h, o Seminário “Setembro Verde”, pelo Mês Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, com o tema: “Eliminando Barreiras para potencializar a inclusão”. Mesas redondas, stands de exposição fazem parte do evento acontecerá no Teatro Municipal Trianon.
O Seminário é realizado em parceria com as Organizações Sociais, Educandário São José Operário, Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape), Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Podem participar profissionais da educação, assistência social, saúde, associações e organizações sociais. As inscrições podem ser feitas através do link no site da prefeitura (AQUI). O evento será transmitido pelo canal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social no Youtube, com a participação de tradutores.
Segundo o secretário, Rodrigo Carvalho, o diálogo com as instituições tem sido permanente para o aprimoramento das ações e a garantia dos direitos por meio das políticas públicas.
“Realizamos um encontro para que o fluxo de referenciamento seja cumprido e todos os profissionais dos equipamentos conheçam sobre as temáticas. O Seminário visa mobilizar toda a sociedade para uma luta que é de todos nós”, destaca.
A abertura será às 9h, e contará com apresentação musical dos usuários e suas famílias da APAPE e do Coral de Vozes em libras da APOE. Em seguidas as Organizações da Sociedade Civil apresentam o trabalho desenvolvido por meio de vídeo e a mesa redonda com o tema: Eliminando Barreiras para Potencializar a Inclusão.
Na parte da tarde, acontece a mesa com o tema: “Dialogando sobre a ampliação da capacidade protetiva e de superação de fragilidades e riscos na tarefa do cuidar”. A banda do São José Operário encerra a programação.
- Campos tem avançado no fortalecimento da Política de Proteção Social Especial fomentando toda rede de apoio para a construção de uma sociedade com equidade. O evento vai fazer que novos atores integrem a luta da pessoa com deficiência – disse a presidente da Apape e curadora do evento, Naira Peçanha.
FOYER - O público contará com a participação da rede de apoio, como Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Gerência Campos do INSS, Fundação da Infância e da Adolescência, Instituto Municipal de Trânsito de Transporte e Secretaria Municipal de Saúde.
PROGRAMAÇÃO
DIA: 29/09/2021
LOCAL: Teatro Municipal TRIANON
HORÁRIO: 08h às 17h
08h30min- Abertura Oficial
09h45min- Apresentação de vídeo das OSCs: presidentes das OSCs- APOE, APAE, APAPE e SÃO JOSÉ DO OPERÁRIO apresentando os serviços ofertados em parceria com o município de Campos dos Goytacazes.
10h10min- MESA REDONDA 1: Eliminando Barreiras para Potencializar a Inclusão: composta pelo Presidente Nacional do Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência- Marco Castilho, SMDHS representado pela gestão SUAS- Aline Giovanini, Vigilância Socioassistencial- Fernanda Cordeiro e rede privada- Mariana Brito, SM Saúde/Saúde Mental- Drª. Gesika Amorim e Drª Lana Maria, FMIJ/CMPDCA- Fabiano de Paula e Renato Gonçalves e o Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Minorias- Leon Gomes.
12h00min- INTERVALO PARA ALMOÇO
13h30min- APRESENTAÇÃO DA BANDA APAEXONEI
13h45min- MESA REDONDA 2: Dialogando sobre a ampliação da capacidade protetiva e de superação de fragilidades e riscos na tarefa do cuidar: Presidente Nacional do Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência- Marco Castilho, SMDHS representado pela gestão SUAS- Aline Giovanini, assistentes sociais da APOE, APAE, APAPE e São José do Operário e o Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Minorias- Leon Gomes.
16h30min - ENCERRAMENTO BANDA SÃO JOSÉ DO OPERÁRIO