25/09/2021 às 11h56min - Atualizada em 25/09/2021 às 11h56min

Campos: Vacina contra a febre amarela disponível em várias unidades de saúde do município

A Secretaria Municipal de Saúde continua disponibilizando a vacina contra a febre amarela em várias Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) do município. Quem ainda não se imunizou e vai viajar para áreas endêmicas ou para o exterior deve comparecer ao Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), que funciona no Centro de Saúde, anexo ao prédio da Secretaria de Saúde, pelo menos 10 dias antes da viagem. No Crie, a aplicação da vacina ocorre somente às terças e quintas-feiras, das 9h às 15h. Não é preciso agendamento.
 
Podem tomar a vacina pessoas que têm entre 9 meses de idade e 59 anos, 11 meses e 29 dias. Aos 4 anos é aplicada dose de reforço. Aqueles que têm 60 anos ou mais precisam da liberação do seu médico para poder receber a dose. O mesmo vale para gestantes. A imunização é feita em dose única e protege durante toda vida.
 
A enfermeira do Crie, Anna Carolina Rangel, explicou que, como a vacina tem prazo de validade, após a abertura do frasco, que é de 6 horas, tanto o Crie, quanto as UBSs e UPHs, estipulam dia e horário específico para sua aplicação. “Ela não pode ser guardada de um dia para o outro quando o frasco é aberto. Perde a eficácia, se reaproveitada”, disse.
 
Segundo Carolina, pessoas que são alérgicas a ovo só podem tomar a vacina mediante acompanhamento médico. “A orientação é para que elas procurem o Crie”, afirmou. Ela disse, ainda, que aqueles que vão viajar para outro país, já saem da secretaria com o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Além da carteira de identidade e CPF, a pessoa deve apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cartão de vacina para receber a dose.
 
O Crie aplica, em média, cinco doses na terça e outras cinco na quinta. A vigilante Margarete de Souza do Espírito Santo, 42 anos, esteve na unidade para receber a vacina. Ela disse que no final deste mês vai viajar a trabalho para a Bahia. “A vacina é a melhor prevenção”, afirmou.
 
LOCAIS E DIAS DE APLICAÇÃO DA VACINA:

UBSF Conselheiro Josino: Quarta-feira, a cada 15 dias
UBSF Lagoa de Cima: Sexta-feira, a cada 15 dias
UBSF Poço Gordo: Quarta-feira
Policlínica Penha: Quarta
UBSF Parque Rodoviário: Quarta-feira, só na parte da manhã
UBS Santos Dumont: Quarta-feira
UBSF Tocos: Quinta-feira
Centro de Saúde de Guarus: Terça-feira
UBSF Santa Cruz: Segunda-feira
Cidade da Criança: Segunda a Sexta-feira, de 8h às 16h
UBSF Santo Amaro: Sexta-feira
UPH Morro do Coco: Quarta-feira
UBSF Lagamar: Quinta-feira
Policlínica Imperial: Terça-feira
UBSF Patronato São José – Quarta-feira, só na parte da manhã
Hospital São José: Todos os dias, das 8 às 15h
UBSF São Sebastião: Uma vez ao mês, todo dia 20
UPH Ururaí: Quarta-feira.
UBSF Aldeia: Sexta-feira
UBSF Santa Helena: Quarta-feira
UBS Santa Maria: Primeira segunda-feira do mês
UPH de Travessão: Sexta-feira
UBS Eldorado: Quarta-feira, só na parte da manhã

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90