A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Parque Eldorado, em Guarus, terá um polo avançado para a realização de curativos, nos moldes do Centro de Referência de Lesões Cutâneas e Pé Diabético, da Secretaria Municipal de Saúde. O pedido feito pelo prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, foi prontamente atendido pelo secretário de Saúde, Paulo Hirano, e anunciado na noite desta quinta-feira (23), durante a reinauguração da UBSF, que passou por ampla reforma. Em seu discurso, Wladimir disse estar recebendo muitas solicitações de moradores que não têm condições financeiras para se deslocar a um posto de saúde para um simples curativo. "Entrei em contato com o secretário de Saúde que me surpreendeu com essa notícia ", disse o prefeito, agradecendo o reconhecimento da população do Eldorado às melhorias feitas no bairro por sua família, enquanto esteve à frente da Prefeitura. Ele anunciou também a reabertura de outras seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ainda este ano, sem citar, no entanto, quais serão.
Wladimir pediu à encarregada da UBSF, Aliny Arantes da Silva Gomes, que continue cuidando do povo, já que ele não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, afirmou que irá fazer da UBSF uma unidade modelo de atenção primária. "Lembro-me que essa unidade foi a primeira a funcionar 12h e tive a oportunidade de estar aqui, há 12 anos atrás, para a implantação do novo modelo de funcionamento".
A reforma da UBSF foi possível graças ao apoio de moradores do bairro, comerciantes e parceria da iniciativa privada, através do Programa Amigo da Cidade. O prédio recebeu pintura nova e teve o telhado reformado.
Mensalmente, 1,5 mil pessoas são atendidas na unidade, que oferece consultas para as áreas de clínica médica, pediatria, ginecologia, exames de rotina e citopatológico (preventivo), vacinas de calendário básico de imunização, além de teste rápido para detectar o vírus HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis, aferição da pressão arterial e glicemia.
Na estatística de atendimentos está o da família da comerciante Iolanda Passos da Costa, 55 anos. Moradora no Eldorado há 35 anos, ela disse que no governo passado a unidade não contava com médico e nem medicamentos. "Era tudo muito precário. Hoje temos um prefeito que enxerga o povo".
Participaram da solenidade de inauguração, o secretário municipal de Governo, Juninho Virgílio, secretário municipal da Casa Civil, Suledil Bernardino, presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Ribeiro, deputado estadual, Bruno Dauaire, vereadores Álvaro Oliveira, Bruno Pezão, Leon Gomes, Luciano Rio Lu e o pastor Marcos Elias, além do presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Juninho Jubiraca, e o secretário estadual de Defesa Civil, Leandro Monteiro.