O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado pela primeira-dama Tassiana Oliveira, inaugurou nesta sexta-feira (03) a Policlínica da Terceira Idade, um espaço amplo que oferece 14 especialidades médicas, atividades socioassistenciais, socioeducativas e físicas, além de atendimento humanizado para os idosos. Ele também anunciou que Guarus vai ganhar um núcleo da policlínica no Centro Dia, no Jardim Carioca, em Guarus, utilizando recursos de emendas parlamentares. Ao lado do prefeito, também, estavam a subsecretária Municipal da Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, Rosilani Tavares; o secretário de Saúde, Paulo Hirano; o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino; o presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Ribeiro; o deputado estadual Bruno Dauaire; e a deputada federal, Clarissa Garotinho.
O prefeito Wladimir ressaltou o papel da subsecretária Rosilani e da médica geriatra Déborah Casarsa para a conclusão do projeto da policlínica. “Hoje, estamos aqui podendo dar sequência a um sonho e ampliando ainda mais o horizonte: entregando uma policlínica da Terceira Idade com 14 especialidades médicas aos idosos. Não será a única. Vamos fazer um núcleo da policlínica da Terceira Idade em Guarus. O Centro Dia vai ser ampliado e vai receber um núcleo da policlínica”, disse o prefeito, que também fez menção ao Dia do Guarda Municipal e anunciou a aquisição de viaturas para a corporação.
- Temos que atuar juntos por Campos e pelo interior de um modo geral. Se São Paulo é forte é porque seu interior é forte. Temos que fazer acontecer. Wladimir está conseguindo. A inauguração da Policlínica é um sonho realizado. E podem ter certeza que eu estarei ajudando em Brasília. Em sete meses, conseguimos reservar R$ 40 milhões em recursos federais só para Campos. E me comprometi hoje a reservar emendas para unidades Centro-Dia do Idoso da cidade – anunciou a deputada.
A subsecretária Rosilani falou sobre todo processo de retomada do atendimento aos idosos este ano e das etapas de instalação da policlínica. “Estamos com 14 especialidades. Nossos idosos merecem respeito, nosso carinho e atenção. Queremos prestar um serviço de qualidade. Cada cantinho aqui foi planejado com muito amor e carinho para recebê-los e, em breve, também, teremos o nosso microônibus, para levar nossos idosos para conhecer alguns pontos turísticos e a cultura da nossa cidade”, disse a subsecretária.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano. também falou sobre a importância da assistência especializada aos idosos. "É muito importante que a gente consiga avançar nessas políticas de saúde relacionadas à terceira idade. Temos que fazer com que eles se sintam seguros, tenham autonomia para que tenham qualidade de vida. Pra isso, temos que ter uma série de ações que podemos desenvolver para manter os idosos ativos e com autonomia – disse o secretário de Saúde.
Frequentadora do espaço há cerca de 20 anos, a pensionista Maria da Penha Corrêa, 75 anos, ficou muito feliz com a policlínica. “Ficou melhor ainda. Estou muito feliz”, disse a senhora que participa de várias atividades. Outro idoso que também gostou do novo espaço foi Edson Cristóvão da Silva, 64 anos. Acompanhado pelo irmão e pelo neto, Enzo, ele falou sobre a importância da policlínica. “É muito importante para todos nós essa oportunidade de frequentar um espaço assim. Não existe coisa melhor”.
O secretário Suledil Bernardino lembrou que o antigo Clube da Terceira Idade, do Parque Tamandaré, foi criado há cerca de 30 anos, pelo então prefeito Anthony Garotinho. Também participaram da solenidade equipe médica, funcionários, usuários, secretários, subsecretários, os vereadores Bruno Pezão, Marquinho do Transporte, Edson Batista, Leon Gomes, Pastor Marcos Elias, Marcione da Farmácia.
As especialidade médicas oferecidas são geriatria, urologia, neurologia, endocrinologia, dermatologia, ginecologia, gastrologia, otorrino, cardiologia, pneumologia, angiologia, ortopedia e oftalmologia, além de atendimento com dentista, fisioterapeutas, assistente social, psicólogo e a farmácia, que é um polo de dispensação de medicamento para toda a população. A policlínica é administrada pela Subsecretaria Municipal da Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social com braço na Secretaria de Saúde.
O espaço também oferece atividades socioassistenciais, socioeducativas, físicas, como aulas de hidroginástica, alongamento e ginástica, além de violão, coral, artesanato, entre outras. Com atendimento suspenso desde o ano passado, devido à pandemia da Covid-19, gradativamente, a unidade vem retomando as suas atividades e realizando busca ativa dos mais de 30 mil idosos cadastrados. Para a inscrição, é preciso RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Todos os idosos que frequentam o local precisam apresentar comprovante de vacinação e também estão recebendo a Caderneta do Idoso. O endereço da Policlínica da Terceira Idade é Rua Rodrigues Peixoto, 91 - Pq Tamandaré. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para agendamento de consultas dos cadastrados e informações, o telefone é (22) 98126-3889.
ESPECIALIDADES
- Geriatria
- Urologia
- Neurologia
- Endocrinologia
- Dermatologia
- Ginecologia
- Gastrologia
- Otorrino
- Cardiologia
- Pneumologia
- Angiologia
- Ortopedia
- Oftalmologia
- Reumatologia
E TAMBÉM:
Atendimentos com dentista, fisioterapeutas, assistente social, psicólogo e, também, a farmácia