A Polícia Civil de Campos alertou para o "golpe das redes sociais", por exemplo, é um tipo de crime que tem como alvo, na maioria das vezes, pessoas que investem em plataformas de agências de marketing para redes sociais.
Em Campos, uma vítima esteve na sede da DP para denunciar o crime. A comunicante informou que estava investindo em uma plataforma que diz ser uma agência de marketing de primeiro nível para plataformas sociais como: Tik tok, Kwai, Youtube, Ins, Facebook, Amazon, Mercado livre, Americanas e OLX.
Ainda segundo informações da polícia, a vítima relatou que desde do dia 31/07/2021, começou a investir nessa plataforma. A comunicante realizou vários depósitos nessa plataforma, que totalizam mais de de R$12.000,00 mil reais nas contas indicadas pela empresa. Informando ainda que, inicialmente, eram realizados na conta em nome de outra empresa, após passou para a conta também do Banco Bradesco e agência, porém em uma outra conta, por último, na conta de titularidade de uma empresa de cosméticos de São Paulo.
A vítima informou ainda que para justificar a mudança, constante, de contas no mesmo banco, a preposta disse que seriam parcerias novas e melhores para a empresa. No último dia 15/08/2021, a plataforma bloqueou o acesso e prendeu o dinheiro de todos os seus clientes, inclusive o dinheiro da vítima.