26/08/2021 às 09h42min - Atualizada em 26/08/2021 às 09h42min

Vigilância Sanitária de Campos flagra falso veterinário em clínica clandestina

Jornal Aurora - Redação
Ascom
Divulgação
A Vigilância Sanitária de Campos deteve nesta quarta-feira (25) em uma clínica veterinária clandestina na Codin, em Guarus, um falso veterinário. Diversos materiais foram apreendidos.

De acordo com os agentes, a equipe recebeu uma denúncia de que uma pessoa que estaria se passando por médico veterinário, realizando atendimentos clínicos e procedimentos em uma clínica clandestina.

Uma equipe foi ao local sendo constatada a veracidade da denúncia. Segundo a VISA, tratava-se de um estabelecimento registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RJ) para realização de banho e tosa de animais, bem como venda de medicamentos veterinários, mas não para funcionamento como clínica veterinária tal como estampava o letreiro na fachada do estabelecimento.

Os agentes entraram e flagraram W.R. trajando um pijama cirúrgico bordado com seu nome e título de veterinário, porém não possuía a carteira profissional de médico veterinário, somente um certificado de realização de um curso de enfermagem veterinária.

Durante a fiscalização foram encontradas vacinas refrigeradas em geladeira sem controle de temperatura, carteiras de vacinação de animais preenchidas com selo de vacina e rubricadas, porém sem carimbo de médico-veterinário, tubos de coleta de sangue para exames laboratoriais, seringas, agulhas e estetoscópio.

O material foi apreendido, o estabelecimento interditado e o falso veterinário encaminhado para a 146ª DP/Guarus. (Assim como o material apreendido).

A Vigilância Sanitária esclarece que a realização de atendimentos clínicos e cirúrgicos, aplicação de vacinas, bem como prescrição e aplicação medicamentos em animais são atribuições exclusivas do médico-veterinário, único profissional com capacidade técnica e autorização para realização dessas atividades. Qualquer outro profissional que tenha realizado cursos técnicos na área somente pode atuar sob a supervisão de um médico-veterinário.





 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp