25/08/2021 às 09h06min - Atualizada em 25/08/2021 às 09h06min

Prefeito Wladimir Garotinho reabre UBSF Jamil Ábido e inaugura Academia da Saúde

Complexo de Saúde vai beneficiar moradores dos bairros Pecuária, Nova Brasília, Esplanada, Corrientes, Caju e Parque Leopoldina

Jornal Aurora - Redação
Ascom
César Ferreira
A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Jamil Ábido, no bairro Pecuária, foi entregue à população, na noite desta terça-feira (24), pelo prefeito Wladimir Garotinho, que presenteou os moradores dos bairros próximos com outra inauguração, a da Academia da Saúde. Construída em 2015 na Avenida São Fidélis, ao lado da UBSF, a Academia vai oferecer serviços de fisioterapia e outras atividades. Além da Pecuária, ela vai contemplar moradores dos bairros Nova Brasília, Esplanada, Corrientes, Caju e Parque Leopoldina.

Na UBSF será possível marcar consultas para as áreas de clínica médica, pediatria, ginecologia e realizar exames de rotina e citopatológico (preventivo). A unidade está preparada também para oferecer cuidados nas áreas de Odontologia e Enfermagem. O funcionamento será das 8h às 17h. 

Fechada há mais de três anos, a reforma da UBSF começou em maio, a partir de parceria público privada entre a Prefeitura e o Grupo IMNE, que aderiu ao Programa Amigo da Cidade, criado pela atual gestão, por meio de decreto municipal, para que empresas privadas ajudassem nas demandas do governo. 

Foi a sexta unidade devolvida à população pela gestão do prefeito Wladimir Garotinho e Frederico Paes. Já foram reabertas as UBSFs do Parque Santa Rosa, Lagoa de Cima, São Sebastião, Dores de Macabu e Vila Nova.

O prefeito chegou ao local acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira. Também estavam presentes o secretário de Saúde, Adelsir Barreto, o secretário de Governo, Juninho Virgílio, o secretário da Casa Civil Municipal, Suledil Bernardino, o deputado estadual Bruno Dauaire, além dos vereadores Dandinho de Rio Preto, Pastor Marcos Elias, Leon Gomes, Bruno Pezão, Luciano Rio Lu, Silvinho Martins, Edson Batista e Diego Dias, entre outros secretários municipais e presidentes de autarquias.

Em seu discurso, o prefeito Wladimir Garotinho disse que a UBSF já era para estar aberta se não fosse a falta de compromisso do governo passado. "O deputado federal Christino Áureo conseguiu uma emenda de R$ 1 milhão para reformar essa unidade, mas o governo passado perdeu o prazo para apresentação do projeto e o dinheiro acabou voltando para o Governo Federal", disse o prefeito, ressaltando ainda que, ao reabrir a UBSF, estava cumprindo com um dos seus compromissos de campanha, que é o de priorizar a saúde. 

Nesta quarta-feira (25), segundo Wladimir, a Prefeitura assinará, junto ao Governo do Estado, o termo de referência para licitação das obras de infraestrutura do Parque Saraiva, no distrito de Goitacazes, que estão inacabadas. "Esse foi outro compromisso de campanha que assumi e que vou cumprir", afirmou ele. A conclusão da obra será custeada pelo Estado, atendendo demanda do prefeito.  

O secretário de Saúde, Adelsir Barreto, parabenizou o prefeito pela iniciativa de criar o Programa Amigo da Cidade. "São atitudes que merecem reconhecimento, assim como sua responsabilidade em cumprir com as metas de campanha".

Reconhecimento que a dona de casa Rosa Santos, 33 anos, também fez questão de ressaltar. "O prefeito não tem ideia de como está nos ajudando ao reabrir esse posto", disse. Moradora da Pecuária, ela contou que, com a unidade fechada, era obrigada a pagar pelo atendimento quando precisava de uma consulta médica ou fazer exames. "Há 8 anos atrás, no governo da ex-prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, fiz meu pré-natal aqui. Foram os médicos daqui também que salvaram meu irmão, quando ele teve apendicite há seis anos. Identificaram o problema e logo o encaminharam para cirurgia num hospital da rede", disse.

Outra que elogiou a iniciativa da atual gestão foi a aposentada Vanilda Rangel, 69 anos. Moradora do Parque Corrientes, ela disse que em abril deste ano entregou um ofício na casa do prefeito pedindo que reabrisse a unidade de saúde. "Também fiz um vídeo que teve grande repercussão nas redes sociais. Hoje estou feliz porque meu pedido e de outros moradores foi atendido".

A encarregada da UBSF, Michele Simões, disse que a unidade de saúde será a casa do povo. "A partir de agora essa unidade estará com as portas sempre abertas para atender à população". 

A diretora administrativa do Grupo IMNE, Marta Henriques, disse que a vontade do grupo em participar do atual governo foi a credibilidade transparente do prefeito Wladimir Garotinho. "Considero o prefeito Wladimir a voz da renovação".


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp