18/08/2021 às 15h13min - Atualizada em 18/08/2021 às 14h50min

Profissionais da saúde de São João da Barra aplicam vacina de poliomelite como se fosse covid-19

Rafael Khenaifes Abud
Um caso inusitado aconteceu, em São João da Barra nessa terça-feira (17). Uma equipe da saúde da prefeitura aplicou doses da vacina poliomielite, que é de prevenção da paralisia infantil, nas pessoas que aguardavam receber imunizante contra a Covid-19, no posto de saúde do bairro Nova São João da Barra. O erro aconteceu em todo o lote que foi aplicado durante o dia. 

As pessoas esperavam receber doses de CoronaVac, porém foram informadas nesta quarta-feira (18) pela Secretaria Municipal que tomaram a vacina errada. A Secretaria de Saúde remarcou a aplicação.

Nossa equipe entrou em contato com a prefeitura de São João da Barra para saber o que será feito diante do erro.

Nota da prefeitura de São João da Barra:

A Secretaria Municipal de Saúde informa que 44 pessoas receberam a vacina contra a poliomielite no lugar da vacina contra a Covid-19 na tarde desta terça-feira, 17, na unidade da Estratégia Saúde da Família da Nova São João da Barra, na sede do município. Uma servidora da unidade admitiu ter se confundido no momento de separar os frascos. Assim que percebeu o erro, ela suspendeu a aplicação da vacina e comunicou ao setor responsável. 

As equipes responsáveis pela imunização no município entraram em contato na manhã desta quarta-feira, 18, com todas as pessoas que tomaram a dose da vacina contra a poliomielite, com idades entre 21 e 44 anos, e foi feito o reagendamento para daqui a 15 dias, tanto para quem estava agendado para a primeira dose quanto para a segunda.

Das 83 doses da Coronavac agendadas para a aplicação na terça-feira, foram aplicadas 63 e das 40 doses agendadas da AstraZeneca foram aplicadas 36. A unidade de saúde possui câmara de armazenamento e não houve perda de vacinas.

A Secretaria lamenta o ocorrido e informa que será instaurado um processo administrativo para apurar o caso. A servidora, que é funcionária de carreira da Prefeitura, foi afastada até que a apuração seja concluída. 

O fato isolado não prejudica o andamento da vacinação no município, que segue avançando na imunização de pessoas a partir de 21 anos, com cadastramento para pessoas acima de 16 anos. No total são 37.648 vacinas aplicadas, sendo 25.485 na primeira dose e 12.163 na imunização concluída. Na população acima de 18 anos a campanha de imunização corresponde a 90,5% com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 43,2% no esquema vacinal completo. Dentro da população total, que é de 36.423 habitantes de acordo com o IBGE, a cobertura vacinal em São João da Barra é, respectivamente, de 69,9% e 33,3%.

A Coordenação de Vigilância Epidemiológica afirma que a vacina contra a poliomielite não possui efeitos colaterais. Ela é aplicada em crianças e não há necessidade de aplicação em adultos, somente em casos de deslocamento para países com o surto da doença. A vacina também não tem contraindicações para lactantes. 

A Secretaria Municipal de Saúde irá solicitar ao Governo do Estado a reposição de doses da vacina contra a poliomielite.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp