16/08/2021 às 14h32min - Atualizada em 16/08/2021 às 14h32min

Centro de Referência da Mulher realiza encaminhamento para cirurgia de laqueadura

O pré-requisito inicial previsto por lei é que a paciente tenha ao menos 25 anos e dois filhos. A Interessada deve procurar a assistente social da unidade.

Jornal Aurora - Redação
Ascom
César Ferreira
A mulher que desejar fazer laqueadura pode procurar o serviço social do Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), a fim de dar encaminhamento ao pedido junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Lei 9.263 de 1996, que dispõe sobre Planejamento Familiar, a intervenção só é permitida em maiores de 25 anos, que tenham pelo menos dois filhos vivos, ou em mulheres, cuja gravidez possa apresentar risco de saúde, como diabetes tipo 1, tanto para ela quanto para o bebê.
 
O diretor do Centro, Uanderson Barreto, informou que a mulher que desejar passar pelo procedimento, para não ter mais filhos, deve ir até à unidade que funciona na Rua Gil de Góis, próximo à Secretaria de Saúde, a fim de passar por uma entrevista com a assistente social. Após esse primeiro contato, a paciente que estiver dentro do pré-requisito estipulado por lei, vai ser encaminhada para o médico. A cirurgia pode ser realizada no Hospital Beneficência Portuguesa ou Plantadores de Cana.
 
A laqueadura, também conhecida como ligadura tubária, é um método contraceptivo que consiste em cortar, amarrar ou colocar um anel nas trompas de Falópio, interrompendo assim a comunicação entre o ovário e o útero, o que impede a fecundação e o desenvolvimento de gravidez. É um procedimento cirúrgico simples, que dura cerca de 40 minutos a 1 hora e que deve ser realizado pelo ginecologista.
 
Na rede privada, os custos para a realização da laqueadura variam de R$ 5 mil a R$ 10 mil. O Centro de Referência de Tratamento da Mulher atende das 7h às 17h e conta, ainda, com uma equipe multidisciplinar, com Ginecologista, Obstetra, Nutricionista, Psicólogo, assistente social, odontologista entre outros, além de serviços de radiologia, como ultrasson da mama e acompanhamento gestacional.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp