Considerando que o município de Campos encontra-se, atualmente, com elevados índices de transmissibilidade e contagiosidade da infecção por Covid-19, a prefeitura voltou à Fase Amarela – Nível III do Plano de Retomada de Atividades Econômicas e Sociais, indicando situação de atenção moderada, e decretou novas mudanças para evitar a disseminação do vírus.
As novas medidas estão elencadas no decreto 290/2021, publicado no Diário Oficial (DO), desta terça-feira (10) - AQUI. A vacinação será comprovada com o cartão de vacinação físico ou digital, ou qualquer outro meio que comprove a aplicação de pelo menos a 1ª dose da vacina.
Quem já se vacinou pode obter o comprovante de imunização digital através da plataforma Conecte SUS. O comprovante físico da imunização, recebido na hora da aplicação, também deve ser aceito pelos estabelecimentos.
O aplicativo Conecte SUS está disponível na web ou em aplicativo para iOS e Android. Por meio da ferramenta, o usuário consulta o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que cada dose foi aplicada.
O recurso do Conecte SUS também pode ser útil para mostrar o comprovante de vacinação na ausência do papel que entregam no dia da imunização. Quem planeja viajar a países que permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação de comprovante de vacinação também pode utilizar o aplicativo.
Saiba como acessar
O acesso à plataforma é feito através da sua conta no gov.br, a plataforma do Governo Federal que facilita a identificação do cidadão em todos os serviços públicos digitais. Já funciona assim há um tempo com a Carteira de Trabalho Digital, por exemplo.
Observe, a seguir, o passo a passo para criar uma conta no sistema do governo e obter o certificado digital de vacinação contra a Covid-19:
1- Clique nesse linke selecione “Iniciar”. 2- Você será levado para uma página com o botão “Crie sua conta gov.br”. Clique nele e então escolha entre uma das opções de cadastro a mais simples é através do CPF). 3- Depois de preencher os dados solicitados, você receberá um código de confirmação por e-mail ou SMS. Copie e cole-o no local indicado da página. 4 – Feita essa confirmação, é necessário criar uma senha de no mínimo oito caracteres. Depois disso, o cadastro no gov.br estará completo.
2ª Etapa – Obter o certificado de vacinação digital
1 – Baixe o aplicativo Conecte SUS em seu smartphone ou acesse esse link. 2 – No bloco azul intitulado “Cidadão”, clique em “Acessar” e depois em “Entrar com gov.br”. Ali você deverá digitar o CPF e a senha criada para o sistema do governo. 3 – Você será automaticamente levado para a página inicial do Conecte SUS. Clicando no ícone “Vacinas”, você verá as informações sobre qual tipo de imunizante recebeu, o número de doses aplicadas, o lote e o local de vacinação. 4 – Na parte inferior da página você encontrará também o botão “Carteira de Vacinação Digital”. 5 – Clique nele e automaticamente será gerado um documento com as informações do cidadão e das vacinas aplicadas, além de um QR Code que poderá ser utilizado pelas autoridades competentes para validar o documento. 6 – Na parte superior da página, clique na opção “PDF”. Será feito o download do certificado para o telefone ou computador do usuário. Ele é válido por um ano em todo território nacional. Para quem já tomou duas doses do imunizante, ou a dose única da Jansen, a plataforma permite que o certificado seja emitido em português, inglês e espanhol. A opção está na parte de cima, com as bandeiras dos três países, ao lado do botão para gerar o PDF. Para quem tomou uma dose apenas, o aplicativo emite o documento automaticamente em português, sem dar a opção de outros idiomas.
Atenção
O Ministério da Saúde afirma que o comprovante da vacina contra a Covid-19 deve estar disponível no aplicativo em até 10 dias após a data da aplicação. Caso isso não aconteça, a orientação é procurar o local de vacinação ou a Secretaria Municipal de Saúde para solicitar o envio das informações para a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).