10/08/2021 às 23h33min - Atualizada em 10/08/2021 às 23h33min

Saiba como obter o comprovante online de vacinação contra a Covid-19

Passa a ser exigido em Campos, o comprovante online ou físico para ter acesso a bares, restaurantes entre outros estabelecimentos

Jornal Aurora - Redação
Ascom
Divulgação
Considerando que o município de Campos encontra-se, atualmente, com elevados índices de transmissibilidade e contagiosidade da infecção por Covid-19, a prefeitura voltou à Fase Amarela – Nível III do Plano de Retomada de Atividades Econômicas e Sociais, indicando situação de atenção moderada, e decretou novas mudanças para evitar a disseminação do vírus.

As novas medidas estão elencadas no decreto 290/2021, publicado no Diário Oficial (DO), desta terça-feira (10) AQUI. A vacinação será comprovada com o cartão de vacinação físico ou digital, ou qualquer outro meio que comprove a aplicação de pelo menos a 1ª dose da vacina. 

Quem já se vacinou pode obter o comprovante de imunização digital através da plataforma Conecte SUS. O comprovante físico da imunização, recebido na hora da aplicação, também deve ser aceito pelos estabelecimentos.

O aplicativo Conecte SUS está disponível na web ou em aplicativo para iOS e Android. Por meio da ferramenta, o usuário consulta o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que cada dose foi aplicada.

O recurso do Conecte SUS também pode ser útil para mostrar o comprovante de vacinação na ausência do papel que entregam no dia da imunização. Quem planeja viajar a países que permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação de comprovante de vacinação também pode utilizar o aplicativo.

Saiba como acessar

O acesso à plataforma é feito através da sua conta no gov.br, a plataforma do Governo Federal que facilita a identificação do cidadão em todos os serviços públicos digitais. Já funciona assim há um tempo com a Carteira de Trabalho Digital, por exemplo.

Observe, a seguir, o passo a passo para criar uma conta no sistema do governo e obter o certificado digital de vacinação contra a Covid-19: 

1ª Etapa - Criar uma conta no gov.br

1- Clique nesse link e selecione “Iniciar”.
2- Você será levado para uma página com o botão “Crie sua conta gov.br”. Clique nele e então escolha entre uma das opções de cadastro a mais simples é através do CPF).
3- Depois de preencher os dados solicitados, você receberá um código de confirmação por e-mail ou SMS. Copie e cole-o no local indicado da página.
4 – Feita essa confirmação, é necessário criar uma senha de no mínimo oito caracteres. Depois disso, o cadastro no gov.br estará completo.

2ª Etapa – Obter o certificado de vacinação digital

1 – Baixe o aplicativo Conecte SUS em seu smartphone ou acesse esse link.
2 – No bloco azul intitulado “Cidadão”, clique em “Acessar” e depois em “Entrar com gov.br”. Ali você deverá digitar o CPF e a senha criada para o sistema do governo.
3 – Você será automaticamente levado para a página inicial do Conecte SUS. Clicando no ícone “Vacinas”, você verá as informações sobre qual tipo de imunizante recebeu, o número de doses aplicadas, o lote e o local de vacinação.
4 – Na parte inferior da página você encontrará também o botão “Carteira de Vacinação Digital”.
5 – Clique nele e automaticamente será gerado um documento com as informações do cidadão e das vacinas aplicadas, além de um QR Code que poderá ser utilizado pelas autoridades competentes para validar o documento.
6 – Na parte superior da página, clique na opção “PDF”. Será feito o download do certificado para o telefone ou computador do usuário. Ele é válido por um ano em todo território nacional. Para quem já tomou duas doses do imunizante, ou a dose única da Jansen, a plataforma permite que o certificado seja emitido em português, inglês e espanhol. A opção está na parte de cima, com as bandeiras dos três países, ao lado do botão para gerar o PDF. Para quem tomou uma dose apenas, o aplicativo emite o documento automaticamente em português, sem dar a opção de outros idiomas.

Atenção

O Ministério da Saúde afirma que o comprovante da vacina contra a Covid-19 deve estar disponível no aplicativo em até 10 dias após a data da aplicação. Caso isso não aconteça, a orientação é procurar o local de vacinação ou a Secretaria Municipal de Saúde para solicitar o envio das informações para a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90