29/04/2019 às 17h00min - Atualizada em 29/04/2019 às 17h00min

A cada cinco dias, uma mulher é vítima de feminicídio no Rio, revela ISP

De acordo com o estudo, só no ano passado, 71 mulheres foram mortas em decorrência deste tipo de crime

O Dia
Marcos Santos/ USP
A 14ª edição do Dossiê Mulher, levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), apresenta um dado alarmante: a cada cinco dias, uma mulher é vítima de feminicídio no Rio de Janeiro. De acordo com o estudo, só no ano passado, 71 mulheres foram mortas em decorrência deste tipo de crime. As informações completas serão divulgadas nesta terça (30), a partir das 10h.

"Os números são muito significativos e bem alarmantes. Observamos, aqui no ISP, que tem sido uma constância os casos de feminicídio, que são os crimes cometidos pelo simples fato da vítima ser mulher. Além disso, outro ponto grave é que cerca de 60% destes crimes ocorrem dentro da casa da vítima", afirmou a presidente do ISP, Adriana Pereira Mendes.

Ainda de acordo com o documento, em 2018 foram 350 casos de homicídio doloso, sendo que 120 vítimas foram mortas dentro de suas casas, o que representa que o criminoso faz parte do âmbito familiar da vítima. A presidente do instituto enfatiza que o feminicídio é uma qualificadora para o crime de homicídio.

"O feminicídio ocorre quando a vítima é morta pelo simples fato de ser mulher. Por ser uma qualificadora, existe a possibilidade do aumento da pena", disse Adriana, que ainda lembrou que as maiores vítimas dos crimes patrimoniais, lesão corporal dolosa e ameaça são as mulheres.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp