22/07/2021 às 09h52min - Atualizada em 22/07/2021 às 16h43min

RH 4.0: como a metodologia está revolucionando o setor

SALA DA NOTÍCIA Redação
 

*Por Júnior Mateus

 

Inovação, tecnologia e eficiência são algumas das características da indústria 4.0, ou quarta Revolução Industrial, fenômeno que está mudando os modelos de negócios e as etapas de produção. A era da integração de dados, da automatização e da reestruturação de modelos de negócios já atinge diversos setores, incluindo a área de Recursos Humanos, que, com os novos processos, passa por uma transformação e se torna o RH 4.0.

O RH 4.0 utiliza tecnologia avançada na gestão de pessoas, no Recrutamento e Seleção, nos treinamentos, na atração de talentos e em todas as outras áreas do setor. Com isso, ela se torna uma grande aliada, auxiliando nos processos e permitindo que o negócio melhore em segurança e produtividade. 

Com a nova metodologia, a automatização passa a ser um elemento fundamental para as funções do RH. Para a atração e retenção de talentos, por exemplo, serão criadas funções mais estratégicas e tarefas mais burocráticas e operacionais serão abandonadas. A área também passa por reformulação e adere às características da indústria 4.0, além de utilizar as tecnologias disponíveis da melhor forma, otimizando processos e economizando tempo para o que realmente importa: as pessoas. 

A partir de agora, os gestores serão mais estratégicos e menos operacionais. Haverá mais liberdade para a criatividade, o que permite que novos processos sejam reformulados ou até mesmo criados, com formas mais eficazes e simplificadas.

Com menos processos manuais e mais automatização, a área ganha agilidade e eficiência, tornando-se muito mais avançada que o RH tradicional, que utiliza muito tempo em tarefas repetitivas e não escaláveis, como replicar o mesmo treinamento para turmas diferentes várias vezes ao dia. 

De fato, o grande desafio deste novo modelo é a mudança de mentalidade dentro da empresa, para permitir a implementação de uma cultura mais inovadora. É preciso compreender as novas possibilidades e aderir à transformação digital, mas muitas companhias são resistentes a mudanças por já estarem há muito tempo no mercado e terem um formato que já funciona.  

No entanto, para que a prática seja bem aplicada, o RH 4.0 necessita que novos comportamentos sejam estabelecidos para que todos se encaixem, e aqueles que não se adequam ao novo modelo precisam ser substituídos. O bom funcionamento do negócio também está ligado ao alinhamento da cultura entre os colaboradores e a empresa. 

A área de Recursos Humanos foi uma das que mais evoluiu nos últimos anos. Seus novos métodos e tecnologias foram construídos para resistir à quarta revolução industrial, bem como para gerar resultados exponenciais à empresa. São muitas adaptações para que o RH 4.0 seja implementado e muitas empresas já aderiram à prática. O seu uso vai muito além do que somente os benefícios de agilidade e eficiência: é mais sobre como revolucionar um setor com métodos que permitem que os olhares se voltem para as pessoas.

 

Júnior Mateus é co-fundador da Niduu, aplicativo acessível para desenvolver os colaboradores das empresas, por meio de treinamento no celular


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp