22/07/2021 às 09h40min - Atualizada em 22/07/2021 às 16h43min

A importância da tecnologia na logística de medicamentos

O uso de ferramentas adequadas garante a execução correta da operação, evita desperdícios de produtos e ajuda no bom desempenho financeiro das empresas

SALA DA NOTÍCIA Redação
Os medicamentos são substâncias que tem como objetivo combater doenças e aliviar sintomas. Porém, quando este pequeno comprimido, ou os elementos que o compõem, são manuseados de forma errada, o produto pode perder a sua eficácia. Por esse motivo, a tecnologia é fundamental para que todo o processo, da produção ao consumidor, seja realizado de forma segura, seguindo um controle rígido de qualidade.

A RV Ímola, uma das principais empresas de logística de medicamentos do Brasil, utiliza a tecnologia como principal aliada para a realização das suas atividades. O objetivo é otimizar os processos e garantir a qualidade dos serviços prestados.

A empresa utiliza diversas ferramentas tecnológicas, de acordo com a necessidade de cada operação. Um bom exemplo é o uso de QR Code. Ainda que mais concentrado em medicamentos, é sem dúvida um grande avanço na logística. Esse recurso permite o controle de diversas informações como lote, validade etc. “O setor vem se aprimorando e investindo em todas as áreas. No caso da RV Ímola, que atua com itens diretamente ligados à saúde, todos os recursos são otimizados. Isso garante mais confiabilidade e reduz erros de separação e expedição”, afirma Adriana Oliveira, gerente de qualidade da RV.

No transporte, setor fundamental na operação, os veículos devem contar com equipamentos que promovem a temperatura ideal para a carga, garantindo a integridade dos produtos de acordo com as exigências legais. “Além disso, ter equipamentos rastreadores que possam ser operados por meio de modernas ferramentas, oferecem mais segurança do trabalho”, relata Adriana.

O armazenamento também é outro serviço que possui completa infraestrutura tecnológica. Desde o recebimento do material, o controle das exigências de cada carga garante a refrigeração ideal, por exemplo. “O setor tem que atender todas as especificações sanitárias. O armazenamento é uma das fases que precisa de mais atenção. É necessário garantir espaço e a temperatura exigida para cada item que ficará no local”, conclui a gerente de qualidade.

Além das normativas que regem as operações de logística de saúde, o uso correto da tecnologia garante a segurança dos medicamentos, além de evitar possíveis perdas financeiras para um hospital, por exemplo. “Evitar desperdícios como a perda de produto por vencimento ou avaria, por exemplo, são fundamentais para atender a necessidade de cada paciente, assim como para a gestão financeira saudável de qualquer instituição”, ressalta Adriana.

Outro ponto de destaque é o estoque. A gerente de qualidade da RV Ímola aponta que a utilização de tecnologia ajuda a manter o estoque ideal. “Isso revela a importância do investimento financeiro que as empresas de logística de medicamentos tem feito no apoio aos hospitais a manter estoques adequados, oferecendo locais ideais para armazenagem e ferramentas que auxiliam na gestão dos materiais”, completa Adriana.

“A tecnologia garante a qualidade da operação e significa um compromisso de transparência com nossos clientes e com a sociedade que receberá o material que transportamos e/ou armazenamos em algum momento”, afirma Adriana Oliveira.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp