15/07/2021 às 14h51min - Atualizada em 15/07/2021 às 18h46min

COMIDAS DE FESTA JUNINA SEM SAIR DA DIETA? NUTRICIONISTA PROVA QUE É POSSÍVEL

Jornal Aurora - Redação
Paula Granha Fiuza

“Olha isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais…” O mês de junho é tradicionalmente conhecido pelos sabores típicos de São João, que possui pratos da culinária nordestina e receitas famosas por todo o país. Em um ano de pandemia, em que as festas juninas ainda não podem ser celebradas presencialmente, os brasileiros buscam por novas formas de saborear os quitutes que são esperados pelo ano todo, reproduzindo os clássicos gastronômicos em suas casas e comemorando mesmo de forma remota.

Nutricionista e especialista em tendências de consumo, Marco Quintarelli afirma que 2021 é o ano do autocuidado, e que os brasileiros estão muito mais preocupados em manter hábitos saudáveis após um ano de pandemia. “Durante o longo período de isolamento, em que as pessoas foram obrigadas a permanecer em suas casas, muitos acabaram engordando ao perder suas rotinas de alimentação saudável e exercícios. Por isso, é chegada a hora de correr atrás do prejuízo, escolhendo opções mais conscientes e balanceadas”.

Para os que não abrem mão dos doces e salgados tradicionais das festividades, Quintarelli afirma que é possível se deliciar sem sair da dieta. “Com os ingredientes certos, modos de preparo que não envolvam excessos e descarte de frituras e alimentos gordurosos, não é preciso deixar de comer nenhum dos pratos típicos de São João. Isso será ainda mais fácil agora, já que os preparativos serão em casa e é você quem fará as compras. O importante é fazer as melhores escolhas para o seu bem-estar e paladar”, conclui.


Pensando em todos que querem aproveitar a data sem culpa, o nutricionista preparou algumas receitas deliciosas da estação. Agora é só colocar o forró e curtir a sua festa junina em casa!
– DOCE DE AMENDOIM LOW CARB
INGREDIENTES:

250g de amendoim torrado sem casca e sem sal;

100g de farinha de amêndoas (ou farinha de coco);

3 colheres (sopa) de manteiga de coco Vitorena amolecida;

4 colheres (sopa) de adoçante xilitol ou Eritriol


1 pitada de sal.
MODO DE PREPARO
Bata todos os ingredientes num processador até formar uma farofa. Coloque em formas pequenas (tipo as de gelo) pressione bem até estarem bem firmes. Leve para a geladeira por no mínimo 30 minutos. Retire, desenforme e sirva.
 
– QUINDIM LOW CARB
INGREDIENTES:
100g de coco ralado seco sem açúcar;
200ml de água morna;
10 gemas;
½ xícara (chá) de adoçante xilitol ou eritriol;
1 pitada de sal;
2 colheres (sopa) de essência de baunilha;
2 colheres (sopa) de óleo de coco Vitorena;
Manteiga e xilitol para untar e polvilhar.
MODO DE PREPARO:
Em um recipiente, despeje a água morna no coco ralado e deixe descansar por 10 minutos;
Peneire as gemas e adicione o xilitol, 1 pitada de sal, a essência de baunilha e o óleo de coco Vitorena, misturando os ingredientes em seguida e crescente o coco na mistura e mexa até os ingredientes se dissolverem devagar, sem bater muito para que não incorpore ar nas gemas. Coloque o quindim em uma forma untada (tipo forma de pudim) com manteiga e polvilhada com xilitol, levando ao forno preaquecido em banho maria na temperatura de 180°C em seguida. Deverá cozer 1 hora ou 1 hora e meia, ou até o quindim estar firme e ficar levemente dourado por cima. Deixe esfriar antes de desenformar.
 
– SALGADINHO DE FRANGO LOW CARB
INGREDIENTES:
MASSA:

 1kg de peito de frango;

3 colheres de requeijão;

1 ovo;

Salsa a gosto;

Cebolinha a gosto;


Temperos a gosto;
RECHEIO:

150g de queijo;

150g de presunto;

Orégano;


Óleo de coco Vitorena para fritar.
MODO DE PREPARO:
Cozinhe o peito de frango e passe em um processador para triturá-lo bem. Depois de frio adicione o requeijão, o ovo, a salsa, a cebolinha e os outros temperos a gosto na mistura. Mexa e modele a massa com as mãos como pequenas bolinhas (ou até formato de coxinha se quiser); recheie com queijo, presunto e orégano, e frite em óleo de coco Vitorena quente.
Pode optar por recheios de calabresa, frango ou outra proteína animal que goste.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp