14/07/2021 às 11h05min - Atualizada em 14/07/2021 às 11h05min

Projeto prevê plantio de mil árvores

Plano é do município de Conceição de Macabu

Jornal Aurora - Redação
Rota Verde
Divulgação
Aquela notícia que aquece o coração em tempos de tantos desmatamentos. O município de Conceição de Macabu, que fica ao Norte do estado do Rio de Janeiro, vai plantar mil árvores. Nessa etapa duas áreas serão atendidas, a primeira na localidade da Amorosa, na RPPN Águas Claras da professora Maria Inês e outra ao lado, em uma área que pertence a prefeitura. A ideia ganhou força depois da elaboração e implementação do Plano Municipal Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) iniciado pela Prefeitura de Conceição de Macabu. Hoje, o município tem aproximadamente 6,3 mil Hectares, o que equivale apenas a 18% da floresta inicial.

O grande dia do plantio será 21 de setembro, que não é uma coincidência, mas sim o “Dia da Árvore”. Serão mil árvores nativas, o pré-plantio já aconteceu que foi elaboração do projeto e foi feito também um diagnóstico ambiental das áreas escolhidas, com analise de solo, correção dos “berços” e aquisição das mudas. No pós-plantio também vai acontecer o monitoramento de três meses da área, com irrigação e controle de pragas. Depois desses 90 dias, o monitoramento será de 14 em 14 dias.

A Prefeitura através da sua Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) vem envolvendo as demais secretarias, proprietários rurais e de Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN), além de empresas públicas e privadas, Organizações Não Governamentais (ONG) acadêmicos e instituições de ensino da região.

Segundo o site Aqui tem Mata, da ONG SOS Mata Atlântica, em dados realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Conceição de Macabu foi o município do estado que mais desmatou no ano de 2015. O município tem uma área total de aproximadamente 34 mil hectares, com 6.316 hectares de Mata Atlântica, o que daria por exemplo, oito mil campos de futebol, isso representa 18% do bioma original da região.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp