Professores e outros profissionais das unidades escolares da rede municipal participaram na tarde de quinta-feira (25), da 2ª Capacitação em Primeiros Socorros, realizada pelo Programa Intersetorial Saúde na Escola (PSE). O evento, em parceria com o Departamento Pedagógico da Smece, aconteceu na Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle) e contou com palestra ministrada pelo professor Alexandre Figueiredo.
Até o momento, já foram disponibilizadas 80 vagas. O objetivo é que o curso seja realizado mensalmente para atender a demanda.
"Através do projeto “O Cuidado no Cuidar”, o PSE já realiza a qualificação em noções básicas de primeiros socorros para auxiliares de creche desde o ano passado. A partir do mês de maio, essa atuação será ampliada para todos os profissionais das creches, através do projeto “Capacitação que Salva”, que será realizado pela Pediatra do PSE, Mariana Berlink. Expandir para demais servidores da educação foi uma demanda da própria rede e cumpre uma determinação federal ", destaca a coordenadora do PSE, Cátia Mello.
O PSE foi reativado no município em 2017, na gestão do prefeito Rafael Diniz. O programa é realizado através de um convênio entre a prefeitura e o governo federal, desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) e Secretaria de Saúde.