A Segurança Pública é um tema que está diariamente nas pautas dos jornais. Ultimamente, o assunto violência tem tomado conta dos noticiários, mostrando que são frequentes os homicídios, assaltos à mão armada e crimes contra mulher. Com isso, a sensação de insegurança, somada ao medo vem se tornando cada vez mais presente na vida da população.
Pensando em uma solução, a Prefeitura Municipal de Campos inaugurou em março deste ano o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). Uma central de monitoramento que conta com 90 câmeras de tecnologia avançada.
Em entrevista ao jornalista Germando Santos, o superintendente de Paz e Defesa Social, Darcileu Amaral, falou sobre a responsabilidade e importância do CISP para à população campista.
“O CISP, já nos primeiros dias mostrou que é extremamente importante para a Segurança Pública do município. Foi fundamental para a localização de uma jovem desaparecida e ainda na recuperação de um caminhão roubado. O CISP Campos não fica atrás das centrais de monitoramento de grandes cidades. Para implantação conhecemos as experiências exitosas de Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia e Niterói”, enfatizou Amaral.
Durante entrevista, Amaral relatou que houve diminuição no número de delitos e aumento das resoluções em casos de assalto, arrombamentos e outros crimes através do sistema de câmeras espalhadas por toda cidade.
O centro vai contribuir para a integração das forças de segurança no município — Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF) — oferecendo à população maior sensação de segurança.
O CISP funciona na sede da superintendência de Paz e Defesa Social, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro e é fiscalizado por guardas municipais durante 24 horas.