No trabalho, na buscar por informações diversas e até mesmo na comunicação com familiares e amigos distantes, os aparelhos tecnológicos têm facilitado bastante à vida da população mundialmente.
Mas, as vantagens virtuais, se não forem usados com moderação, podem trazer sérios danos para saúde. E para abordar esse assunto, que nesta quarta-feira (24), o programa A Voz de Campos da Rádio Aurora teve como tema principal o “Sedentarismo, tecnologia e os riscos para saúde.” com a presença do professor de Educação Física, Christovam Bayer.
Durante a entrevista, o professor explicou que o uso excessivo de aparelhos eletrônicos está ocorrendo em todas as faixas etárias de idade, pode elevar o risco de obesidade nos usuários e também gerar um ser humano sem muito movimento.
“É um desafio para mim, enquanto professor, atrair a atenção dos jovens dentro da sala de aula. Se deixar, muitos ficam conectados ao celular e não prestam atenção nas aulas. E quando desce para o recreio ou para a atividade física, continuam preferindo estar conectados. Com isso, perdem a oportunidade de se movimentarem e de socializar.”, explicou.
Christovam também revelou que o Brasil é o segundo país com o maior número de academias de ginástica, mas há um equívoco por causa do sedentarismo em alta.
Segundo estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), na América Latina, o Brasil é o país com maior índice de sedentarismo - 47% da população não praticam atividade física suficiente para se manter saudável. Os níveis de atividades por semana, recomendados pela OMS, são de, pelo menos 150 minutos em grau moderado a intenso ou 75 minutos de esforço físico forte.