30/06/2021 às 16h28min - Atualizada em 30/06/2021 às 16h28min

Cerca de 15 milhões de desempregados no Brasil, diz IBGE

A pandemia de Covid-19 teve um grande impacto no mercado de trabalho, e a taxa de desemprego no Brasil permanece no nível recorde de 14,7%.
 
De acordo com o IBGE, com essa taxa de desemprego, o número de brasileiros desempregados totalizou 14,8 milhões entre fevereiro e abril de 2021. A porcentagem de 14,7% se mantém desde o primeiro trimestre de 2021, quando bateu o recorde da série histórica no país, iniciada em 2012.
 
As estatísticas consideram desempregado o profissional que não tem ocupação e segue buscando uma vaga - tanto na informalidade quanto no nível formal. Em 2020, no início da pandemia, a taxa de desemprego era de 12,6%.
 
Entre as causas do alto desemprego estão as medidas de restrições a atividades econômicas, assim como a interrupção e, em seguida, a diminuição do auxílio emergencial - o que pode ter levado diversos brasileiros de volta a busca por emprego.
 
Segundo especialistas, a melhora no mercado de trabalho depende da recuperação do setor de serviços, prejudicados com a pandemia. Adriana Beringuy, gerente da pesquisa do IBGE, falou sobre o desemprego:
 
 
 “A gente vai ver ao longo do ano como vai ser a resposta da demanda por trabalho. A oferta está ocorrendo. As pessoas estão ofertando mão de obra. O recrutamento ou não vai depender de fatores que envolvem a economia como um todo. O mercado de trabalho responde a estímulos econômicos, como o consumo das famílias, a possibilidade de acesso a crédito”, disse.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp