23/03/2020 às 15h19min - Atualizada em 25/03/2020 às 08h00min

Campanha de vacinação contra gripe em idosos começa quarta em Campos

Os grupos prioritários, neste primeiro momento, são idosos e trabalhadores da Saúde.

Supcom
Supcom
A campanha de vacinação contra gripe terá início, em Campos, na próxima quarta-feira (25). Nesta primeira etapa, os grupos prioritários são idosos e trabalhadores da Saúde. A data diferenciada foi estipulada pelo Ministério da Saúde, levando em conta vários critérios e para melhor estruturação dos locais de atendimento, com espaços amplos e arejados. As instituições hospitalares receberão equipes de imunização previamente agendadas. Os idosos serão vacinados nos pontos fixos e, pela primeira vez, em drive thru — quando os idosos com dificuldade de mobilidade poderão ser conduzidos e não terão necessidade de descer dos carros para serem vacinados. Também de forma inédita, a vacinação obedecerá uma tabela de idade. Além dos pontos iniciais, outros serão divulgados nos próximos dias.

Para evitar aglomerações, os locais fixos de vacinação foram escolhidos por serem arejados e com amplo espaço externo -  Centro Esportivo da Escola (CEDE) Lulu Beda, no Jardim Carioca, Guarus, Uenf e Colégio Salesiano, no Parque Tamandaré. Também será instalado posto de vacinação nos mesmos moldes nas UBSs de Morro do Coco e do Lagamar, na praia de Farol de São Thomé. O horário será sempre entre 9h às 16h.

Pela primeira vez, haverá duas áreas de vacinação através de drive thru – no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) e na Fundação Rural de Campos (FRC). Equipes irão aos asilos para vacinação, previamente agendada.

"Nosso objetivo é garantir que o calendário de vacinação nacional seja executado, com espaço físico que favoreça o espaço entre as pessoas nas filas, evitar aglomerações que ocorreriam em UBS que possuem espaços físicos reduzidos frente a demanda de idosos, que são prioridade. Vale lembrar que nestes postos só serão vacinados idosos. Os trabalhadores da área de saúde serão em seus locais de trabalho", explica a diretora da Vigilância em Saúde, Andréya Moreira.

Demais grupos — A segunda fase da campanha de vacinação está prevista para 16 de abril, abrangendo professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais.

Terceira fase – A partir de 9 de maio, começa a vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos, 9 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes de 12 a 21 anos em medidas sócio educativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos entre 55 a 59 anos, pessoas com deficiência.

Pontos de vacinação fixa

CEDE Lulu Beda (Jardim Carioca)
Colégio Salesiano
Uenf
UBS Morro do Coco
UBS Lagamar

Tabela de vacinação de acordo com a idade

Quarta, dia 25 — Idosos maiores ou iguais a 80 anos

Quinta, dia 26 — Idosos entre 70 e 79 anos

Sexta, dia 27 — Idosos entre 60 e 69 anos

Segunda, dia 30 — Idosos entre 60 e 69 anos

Terça, dia 31 — Retoma maiores ou iguais a 80

Quarta, dia 01 — Idosos entre 70 e 79 anos e assim sucessivamente

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp