10/03/2020 às 11h15min - Atualizada em 10/03/2020 às 11h15min

Mulheres vítimas da violência tem atendimento jurídico gratuito em Campos

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o ano de 2020 é crucial para o avanço da igualdade de gênero em todo o mundo

Supcom
Reprodução
Este ano, o Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março, tem como tema “Eu sou a Geração Igualdade: concretizar os direitos das mulheres”. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o ano de 2020 é crucial para o avanço da igualdade de gênero em todo o mundo.

Embora a categoria venha alcançando grandes vitórias ao longo dos anos, muitas mulheres ainda continuam sofrendo violências física e psicológica. Em Campos, a Prefeitura de Campos, através da Superintendência Municipal de Justiça e Assistência Judiciária, realiza um trabalho de assistência jurídica às mulheres que sofrem violência.

"
Atendemos algumas mulheres que nos procuram em nossa sede, outras nos são encaminhadas pela Deam ou outros órgãos, até mesmo pela patrulha Maria da Penha. A partir do primeiro atendimento, identificamos qual é a situação e iniciamos o acompanhamento do processo judicial de violência doméstica, se houver. E, além disso prestamos o atendimento voltado para a Vara de Família, para que essa mulher possa ingressar com divórcio, ação de alimentos, etc", explica a superintendente, Mariana Lontra Costa.

A superintendente ressalta ainda que, em muitos casos, as mulheres já são assistidas para processos de Vara de Família e informam aos nossos profissionais sobre a violência que sofreram, mas não desejam fazer o registro de ocorrência na delegacia e por isso, não entram nessa estatística.

"
As datas comemorativas proporcionam ótimas oportunidades para abordar o assunto. O combate à violência contra mulher é feito por cada um de nós, e, portanto, devemos falar abundantemente sobre o assunto visando educar e conscientizar a população com o objetivo de desconstruir o machismo estrutural arraigado na nossa sociedade. Nesse contexto, entendo a especial atenção que o tema merece. A Superintendência de Justiça promove sempre o debate sobre o tema", concluiu Mariana.

A Superintendência Municipal de Justiça e Assistência Judiciária fica na Rua Baronesa da Lagoa Dourada, nº 165, centro e atende de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp