10/03/2020 às 11h15min - Atualizada em 10/03/2020 às 11h15min
Mulheres vítimas da violência tem atendimento jurídico gratuito em Campos
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o ano de 2020 é crucial para o avanço da igualdade de gênero em todo o mundo
Supcom
Reprodução Este ano, o Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março, tem como tema “Eu sou a Geração Igualdade: concretizar os direitos das mulheres”. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o ano de 2020 é crucial para o avanço da igualdade de gênero em todo o mundo.
Embora a categoria venha alcançando grandes vitórias ao longo dos anos, muitas mulheres ainda continuam sofrendo violências física e psicológica. Em Campos, a Prefeitura de Campos, através da Superintendência Municipal de Justiça e Assistência Judiciária, realiza um trabalho de assistência jurídica às mulheres que sofrem violência.
"Atendemos algumas mulheres que nos procuram em nossa sede, outras nos são encaminhadas pela Deam ou outros órgãos, até mesmo pela patrulha Maria da Penha. A partir do primeiro atendimento, identificamos qual é a situação e iniciamos o acompanhamento do processo judicial de violência doméstica, se houver. E, além disso prestamos o atendimento voltado para a Vara de Família, para que essa mulher possa ingressar com divórcio, ação de alimentos, etc", explica a superintendente, Mariana Lontra Costa.
A superintendente ressalta ainda que, em muitos casos, as mulheres já são assistidas para processos de Vara de Família e informam aos nossos profissionais sobre a violência que sofreram, mas não desejam fazer o registro de ocorrência na delegacia e por isso, não entram nessa estatística.
"As datas comemorativas proporcionam ótimas oportunidades para abordar o assunto. O combate à violência contra mulher é feito por cada um de nós, e, portanto, devemos falar abundantemente sobre o assunto visando educar e conscientizar a população com o objetivo de desconstruir o machismo estrutural arraigado na nossa sociedade. Nesse contexto, entendo a especial atenção que o tema merece. A Superintendência de Justiça promove sempre o debate sobre o tema", concluiu Mariana.
A Superintendência Municipal de Justiça e Assistência Judiciária fica na Rua Baronesa da Lagoa Dourada, nº 165, centro e atende de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.