05/03/2020 às 16h30min - Atualizada em 06/03/2020 às 08h00min

Rio confirma primeiro caso do novo coronavírus no estado

Sobe para cinco o número de casos confirmados no Brasil

Reprodução
A Secretaria Estadual de Saúde informou na tarde desta quinta-feira (05) que está confirmado o primeiro caso de novo coronavírus no estado do Rio. Com esse registro, subiu para cinco o número de casos confirmados no Brasil. Os outros foram em São Paulo. O quarto foi confirmado nesta quinta-feira (5) pelo Ministério da Saúde em uma adolescente de 13 anos assintomática.

As informações foram confirmadas pelo Ministério da Saúde. O secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, dará entrevista às 16h30 com mais detalhes.

O número de casos suspeitos de coronavírus nesta quinta-feira (5) é de 79 no Rio. Desde o início da análise até quarta, outros 58 casos suspeitos foram descartados.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde até a tarde desta quinta, 636 suspeitos são monitorados e outros 378 casos já foram descartados por exame laboratorial.

Mais cedo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que considera que todos os casos assintomáticos de coronavírus devem ser classificados como confirmados. "Toda pessoa com teste positivo para Covid-19 é considerado como um caso de Covid-19", disse em nota.

Na China, país epicentro da doença, casos assintomáticos de coronavírus também não entram na classificação de casos confirmados. Em 20 de fevereiro, a revista Nature publicou um artigo em que cientistas questionam a medida chinesa. O epidemiologista chefe do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças de Pequim, Wu Zunyou, afirmou à revista que “sempre exigiu que casos positivos não fossem contados como casos confirmados.” Segundo ele, “em vez disso, aqueles que são positivos são isolados por 14 dias e monitorados pelas autoridades de saúde. Se eles desenvolverem sintomas nesse período, serão classificados como um caso confirmado.”
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp