19/02/2020 às 15h22min - Atualizada em 20/02/2020 às 08h00min

Decadência da educação em Campos é tema no programa 'Nos Bastidores da Política'

Estiveram presentes no programa desta terça (18), o presidente do Sindicato dos Professores, Fred Rangel, e o presidente do Siprosep, Sérgio Almeida.

Redação
Reprodução
Na noite desta terça-feira (18), foi ao ar mais um programa ‘Nos Bastidos da Política’. Com apresentação de Edmar Ptak, o tema abordado foi ‘A decadência da educação em Campos dos Goytacazes na gestão de Rafael Diniz’. Estiveram presentes o presidente do Sindicato dos Professores e ex-secretário de educação, Fred Rangel, o presidente do presidente do Sindicato dos Professores e Servidores Públicos Municipais (Siprosep), Sérgio Almeida, junto com os comentaristas.

Durante a programação foram comentados diversos assuntos, como: primeira sessão na Câmara de Vereadores, valores investidos na saúde, greve dos médicos, eleição do Siprosep, dentre outros.

No último sábado (08), ocorreu um
debate no programa ‘Colocando o Dedo na Ferida’ com os candidatos Alexandre Stoller e Elaine Leão, que concorrem à direção da categoria. O atual presidente, Sérgio Almeida, que está há oito anos no cargo, não participou da programação e nesta terça ele pode falar sobre o assunto.

“Tanto faz o Alexandre e Elaine, eu só espero deles uma coisa: que faça melhor do que eu. Pois, quando tomei a frente do sindicato vocês não sabem como foi enfrentar os governos passados”, declarou Sérgio. 

Ainda na programação, também foram cobradas respostas sobre a falta de pagamento aos servidores por Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) que está há três meses em atraso. Com isso, os servidores vêm realizando diversas manifestações em Campos.

Edmar Ptak aproveitou o programa para comentar sobre o
corte de energia elétrica em 14 prédios da Prefeitura, devido à falta de pagamento a empresa Enel, responsável pelo abastecimento. 

“É o apagar das luzes do governo de Rafael.”, afirmou.

Educação em Campos

O ex-secretário de educação, Fred Rangel, iniciou o tema argumentando o questionamento de um interespectador sobre o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - ter sido baixo na gestão de Rosinha Garotinho.  De acordo com Fred, naquele governo, Campos estava em 48º lugar no IDEB, já na atual gestão, o município se encontra em 79º. 

Fred relatou ainda que declarações de professores mostram que várias escolas de Campos não foram avaliadas na prova Brasil, podendo cair ainda mais a posição no ranking. 

“Não sei exatamente o que o MEC vai considerar em termos de avaliação de IDEB do município.”, afirmou.

Ainda sobre o tema, foi mencionado sobre a implantação do bloco alfabetizador na gestão de Rosinha, que era uma tendência do plano nacional de educação, onde dizia que a criança/aluno tinha até oito anos idade para ser alfabetizada completamente.

Segundo Fred, o atual secretário de educação, Brand Areni, continuou com o mesmo sistema de aprovação, mesmo criticando e afirmando que é realizada aprovação automática. Fred afirmou que nunca houve aprovação automática. Mas, que nesse último ano de gestão, Brand retirou o bloco alfabetizador, o que irá trazer um atraso para os alunos.

Através de comentários na live da página oficial da Rádio Aurora pelo número (22) 99817-6212 e pelo whatsapp (22) 99817-9717, ouvintes e interespectadores puderam interagir e discutir sobre o tema.

 
Para assistir o programa completo, basta acessar o link: Clique aqui, ou pelas nossas plataformas digitais.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp