18/02/2020 às 15h04min - Atualizada em 18/02/2020 às 15h04min

Médicos de Campos iniciam greve nesta terça (18)

Um ato público foi realizado na frente do Hospital Geral de Guarus (HGG) para dar início a paralisação.

Redação
Arquivo/Supcom
Médicos da rede municipal de saúde de Campos dos Goytacazes iniciaram uma greve na manhã desta terça-feira (18). Os profissionais realizaram um ato com cartazes e faixas em busca de pagamento e melhores condições de trabalho para a categoria na frente do Hospital Geral de Guarus (HGG).

Segundo o Sindicato dos Médicos de Campos (Simec), somente as emergências e urgências dos hospitais vão funcionar e as consultas agendadas serão desmarcadas. 

A decisão da paralisão foi tomada no último dia 11, no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia. Eles alegam que houve descumprimento do acordo da última greve, em agosto do ano passado.

Dentre as reivindicações estão: Reajuste salarial de acordo com piso salarial do FENAM (Federação Nacional dos Médicos) e plano de cargos e salários; criação de uma central de regulação única de vagas para pacientes de emergência, melhoria das condições sanitárias nas unidades de saúde, estabelecimentos de saúde com certificação da ANVISA, Corpo de Bombeiros e Cremerj, entre outras. 

De acordo com os médicos, está sendo pago um terço das férias apenas para quem tem férias acumuladas e as gratificações e substituições não foram pagas em sua totalidade

Uma audiência chegou a ser realizada com o Ministério Público na tarde de segunda-feira (17), com representantes da Prefeitura, entre eles o procurador geral do município, José Paes Neto, que, mas não houve nenhuma negociação. 

Uma carta assinada pelos médicos da Prefeitura foi publicada no portal SOS Saúde Campos informando sobre a greve e a falta de sensibilidade do governo em atender as reivindicações. Confira na íntegra:

"Queridos cidadãos campistas,

Neste dia 18 de fevereiro de 2020, terça feira, nós, médicos da Prefeitura Municipal de Campos, iniciaremos mais uma greve motivados pela falta de sensibilidade da Prefeitura em atender nossas reivindicações.

Por mais uma vez em menos de um ano, seu atendimento não será realizado por alguns, ou talvez por muitos de nós.
Mas essa luta não é só nossa. Ė sua também.

Nós médicos passamos muito tempo sendo coniventes com condições de trabalho miseráveis e inaceitáveis, salários defasados e desvalorização profissional.

E você já faz tempo que sente na pele o mau atendimento decorrente dessa precariedade generalizada e do desrespeito à sua dignidade enquanto paciente e cidadão.

Você é nossa maior testemunha: quantas vezes nos viu trabalhar sem ar condicionado ou ventilador, quantas vezes percebeu mofo nas paredes, consultórios improvisados, quantas vezes foi colocado em macas improvisadas nos corredores, sem lençol descartável e quantas outras teve que usar um roupão já usado por outro paciente, situação constrangedora e absolutamente abusiva?

Quantas vezes você teve que pagar na rede privada por uma consulta ou um exame porque na rede pública não conseguiu?

Sabemos que você é quem mais sofre neste momento, mas rogamos por sua compreensão e que você some sua indignação à nossa, para lutarmos juntos por uma saúde melhor.

Médicos da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes"


A redação do Jornal Aurora aguarda um posicionamento da Prefeitura sobre a paralisação. 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp