29/01/2020 às 17h21min - Atualizada em 30/01/2020 às 08h00min

Realizada primeira captação de órgãos no HFM em 2020

Ao ser abordada pela equipe do NF Transplantes, a família consentiu na doação de dois rins e fígado.

Supcom
Supcom
A equipe do NF Transplantes – um programa da Secretaria de Saúde de Campos dentro do Hospital Ferreira Machado – conseguiu no último sábado (25) a primeira captação de órgãos em 2020. Foram captados os dois rins e o fígado de um paciente de São Francisco do Itabapoana, que trabalhava com abertura de poços artesianos, e sofreu um AVC hemorrágico grave, cujo quadro evoluiu para morte encefálica.

Ao ser abordada pela equipe do NF Transplantes, a família consentiu na doação dos três órgãos, com base na história de vida do próprio paciente. Ele tinha 53 anos, era pai de quatro filhos e, segundo a viúva e irmãs dele, era bastante dedicado à família e tinha prazer em ajudar as pessoas.  

Apesar da dor pela perda do marido, a viúva disse aos profissionais do NF Transplantes que se sentiu confortada porque, mesmo após a morte, ele continuaria ajudando outras pessoas. Desta vez, dando-lhes a chance de continuarem vivendo através de seus órgãos. 

"Foi um momento muito comovente e que sensibilizou a todos nós da equipe do NF Transplantes. O paciente, em vida, já tinha espírito de doador", comentou o psicólogo Luiz Antônio Cosmelli. "Graças à doação destes órgãos, três pacientes saíram da fila de espera para transplantes", disse. 

O psicólogo fez questão ainda de ressaltar o trabalho da equipe de profissionais do HFM, cujo apoio clínico é fundamental no processo para a captação de órgãos.

Ele enfatiza também que cada doação de órgãos é um incentivo aos profissionais do NF Transplantes, no sentido de sensibilizar outras pessoas quanto à importância do gesto. Segundo Cosmelli, a expectativa é de que em 2020 haja um crescimento no número de doação de órgãos em relação a 2019, quando foram realizadas dez captações.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp