29/11/2019 às 14h27min - Atualizada em 30/11/2019 às 08h00min

Sarampo: Dia D de vacinação será neste sábado (30)

Para esta etapa, a imunização é destinada adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos.

Supcom
Supcom
Neste sábado (30), acontece o “Dia D” de vacinação contra sarampo, com a finalidade de intensificar a adesão à campanha em andamento no país. A imunização tem atendido a população diariamente, desde o início da segunda fase, no dia 18 deste mês. Esta etapa, assim como o Dia D, atende adultos jovens, na faixa etária de 20 a 29 anos, não vacinados ou que estejam com seu plano vacinal incompleto.

Por orientação do Ministério da Saúde (MS), será realizada uma nova estratégia na realização do Dia D. O objetivo é reduzir o número de salas e evitar a perda de doses. As vacinas serão distribuídas, entre 9h e 15h, em 12 salas, além de dois pontos volantes. Não há meta para a vacinação, assim como na primeira etapa, já que a ação é de intensificação. No total, somente este ano, foram aplicadas mais de 15 mil doses de vacina contra sarampo no município.

Segundo a Diretora de Vigilância Epidemiológica, Roberta Lastorina, para pessoas acima de 50 anos, a recomendação é buscarem a vacinação em casos de viagem para localidades com a circulação viral ativa e em casos de recomendação médica.

Deve adiar a vacinação em caso de quadro febril agudo e gestação. Portadores HIV; pessoas com câncer; tuberculose; distúrbios sanguíneos; deterioração severa da função renal e cardíaca; após administração de gamaglobulina e transfusão sanguínea; outros tipos de doenças que diminuem os sistemas de defesa do organismo ou que estejam em uso de medicações para o mesmo só devem ser vacinadas com autorização médica.

Locais - Centro de Saúde e Centro de Saúde de Guarus, Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente I e II, Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Aldeia, Penha, Jockey, Lagamar (Farol) e Baleeira; Unidades Pré-Hospilares de Ururaí, São José e Travessão, além de dois pontos volantes: Mercado Municipal e Shopping Boulevard (ônibus da imunização).

Casos - Segundo o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, neste ano, foram confirmados 11.896 casos. Em Campos, não há casos de sarampo confirmados desde 2007, quando foi implementado o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) no município.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp