O programa “A Voz De Campos”, desta segunda-feira (18), apresentado por Germando Santos, trouxe no quadro “A Hora da Saúde”, a pauta “Fibromialgia e Saúde Pública”. Tema de grande relevância por ser pouco comentado e logo desconhecido por muitos. Por isso, foi recebida nos estúdios da Rádio Aurora, a psicanalista Leila Paes, com comentários de Wagner Azevedo.
A fibromialgia é uma doença silenciosa e não detectável em exames laboratoriais, e muitas vezes é encarada como um transtorno apenas psicológico, mesmo quando as dores constantes gerem até depressão no doente. O quadro é ainda pior quando o doente sofre com a descrença e desconfiança de quem está ao seu redor, ou que duvidam da legitimidade da condição.
“Tem quem não acredite que os sintomas sejam verdadeiros, mas isso não invalida a experiência de quem sofre com fibromialgia. e por desconhecimento, muitos ainda podem confundir sintomas com depressão, pois de fato é um gatilho que pode levar à depressão”, disse Leila Paes.
Como a fibromialgia ainda é uma doença estigmatizada, quem sofre com os sintomas pode escondê-los ou evitar falar sobre eles para evitar qualquer tipo de preconceito. Por isso, muitos consideram viver em silêncio com a doença, o que é bastante incômodo e pode ter efeitos graves na qualidade de vida e tarefas do dia a dia.
Uma das melhores formas de combater um estigma é falar abertamente sobre ele. Se você conhece alguém que apresenta os sintomas da fibromialgia, procure conversar com essa pessoa sem julgá-la. Ofereça ajuda e a encoraja a procurar um profissional. O mesmo vale para aqueles que sofrem com os sintomas: sua doença é real e você merece tratamento.
Através de comentários na LIVE da página oficial da Rádio Aurora e pelo número (22) 99817-6212, ouvintes e interespectadores puderam interagir e discutir sobre o tema.
O programa na íntegra pode ser assistido através do link: Clique Aqui.