04/11/2019 às 17h10min - Atualizada em 05/11/2019 às 07h10min

Dados mostram que obesidade cresce de forma alarmante no Brasil

O tema de grande importância foi abordado no programa 'A Voz de Campos' desta segunda-feira (04).

Redação
Reprodução
Com índices alarmantes de aumento da obesidade no Brasil, os debates sobre o tema precisam ser constantes. Segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2018, mais da metade da população está acima do peso e a obesidade atinge um a cada cinco brasileiros.

Para abordar esse assunto com informações, dicas, causas e alertas, que a psicóloga, Katerine Fontoura, e a nutricionista, Larissa Ambrósio estiveram presentes no programa ‘A Voz de Campos’ desta segunda-feira (04).

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo e é um fator de risco para várias doenças como: câncer, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, apneia do sono, osteoartrite e diabete Melittus tipo dois. E, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2025, 50% da população estará sobrepeso.

“A nossa população não está envelhecendo de uma forma saudável. Antigamente não tinham tantos alimentos industrializados, e hoje em dia tem muita facilidade de você ir ao supermercado e ter uma infinidade desses produtos.”, afirma a nutricionista Larissa.

De acordo com a Dra. Katerina, principalmente em escolas, deveriam haver campanhas de conscientização para que a população se atente para que as crianças tenham uma geração mais saudável. “Pela nossa correria é mais fácil comprar uma coisa já pronta, colocar no micro-ondas e esquentar. É uma questão de disciplina".

Durante a programação também foi tratado sobre dietas, jejum, preconceito, restrição alimentar, exercícios físicos e sobre o ‘Dia do Lixo’.

Ministério da Saúde

O ministro Henrique Mandetta informou durante uma reunião com representantes do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), que o Ministério da Saúde pretende atacar o problema da crescente obesidade no Brasil, principalmente a obesidade infantil, com muita informação sobre a alimentação saudável, mais atividade física dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e incentivo à rotulagem informativa.

Segundo levantamentos, a taxa de obesidade no Brasil passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018.

Programa Completo

Confira o
 programa na íntegra para ficar por dentro do assunto e ouvir as dicas e alertas das doutoras Katerine e Larissa.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp