18/10/2019 às 10h00min - Atualizada em 18/10/2019 às 10h00min

Cadastro de Doadores de Medula Óssea será nesta sexta e sábado em Campos

A campanha acontece no Ciep da Lapa, das 8h às 16h. Cerca de 200 pessoas vão participar da ação. Expectativa é realizar mil cadastros

Supcom
Reprodução
Começou nesta sexta-feira (18) a Campanha para Cadastro de Doadores de Medula Óssea, em Campos dos Goytacazes, Norte do Estado, e segue até amanhã (19), no Ciep da Lapa, das 8h às 16h. Além da sociedade civil, alguns órgãos municipais também estão envolvidos no processo.
 
Cerca de 200 pessoas, a maioria, voluntários, vão estar no CIEP da Lapa durante os dois dias, dando suporte aos profissionais da saúde e ao público. As diretrizes para a campanha começaram a ser discutidas no dia 12 de agosto, em um encontro que reuniu representantes de diversos segmentos da comunidade, familiares de pacientes portadores de leucemia, além das equipes do Hemocentro Regional de Campos e do Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação (HLA) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
 
A expectativa é de que sejam realizados mil cadastros na sexta-feira e no sábado, segundo explicou a técnica de laboratório do Hemocentro Regional de Campos e uma das colaboradoras da campanha, Michelle Barreto da Cunha. Ela informou também que prefeituras de algumas cidades vizinhas – atendidas pelo hemocentro - se comprometeram a enviar ônibus com voluntários ao cadastramento. Os cadastros dos doadores serão inseridos no banco de dados do Registro Nacional de Doadores de Medula (REDOME).
 
O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para milhares de portadores de leucemia e de outras doenças do sangue e do sistema imunológico. O paciente que precisa de transplante de medula tem 25% de chance de encontrar um doador compatível entre irmãos do mesmo pai e da mesma mãe.
 
Paralelamente ao cadastramento de doadores de medula óssea, a Unidade Móvel de Coleta de Sangue do Hemocentro Regional de Campos também estará no local durante os dois dias, para captar doadores de sangue.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp