A dois dias do início da Campanha para Cadastro de Doadores de Medula Óssea, em Campos dos Goytacazes, a equipe organizadora de um dos mais importantes eventos na área da saúde continua trabalhando nos últimos detalhes. A campanha acontece na próxima sexta-fera (18) e sábado (19), no Ciep da Lapa, das 8h às 16h. Além da sociedade civil, alguns órgãos municipais também estão envolvidos no processo.
Cerca de 200 pessoas – a maioria, voluntários – vão estar no CIEP da Lapa durante os dois dias, dando suporte aos profissionais da saúde e ao público. As diretrizes para a campanha começaram a ser discutidas no dia 12 de agosto, em um encontro que reuniu representantes de diversos segmentos da comunidade, familiares de pacientes portadores de leucemia, além das equipes do Hemocentro Regional de Campos e do Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação (HLA) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
A expectativa é de que sejam realizados mil cadastros na sexta-feira e no sábado, segundo explicou a técnica de laboratório do Hemocentro Regional de Campos e uma das organizadoras da campanha, Michelle Barreto da Cunha. Ela informou também que prefeituras de algumas cidades vizinhas – atendidas pelo hemocentro - se comprometeram a enviar ônibus com voluntários ao cadastramento. Os cadastros dos doadores serão inseridos no banco de dados do Registro Nacional de Doadores de Medula (REDOME).
O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para milhares de portadores de leucemia e de outras doenças do sangue e do sistema imunológico. O paciente que precisa de transplante de medula tem 25% de chance de encontrar um doador compatível entre irmãos do mesmo pai e da mesma mãe.
Paralelamente ao cadastramento de doadores de medula óssea, a Unidade Móvel de Coleta de Sangue do Hemocentro Regional de Campos também estará no local durante os dois dias, para captar doadores de sangue.