01/04/2019 às 12h03min - Atualizada em 01/04/2019 às 12h03min
Guarus na mira do crime: Delegado da 146º DP em entrevista exclusiva para o Jornal Aurora
Delegado Pedro Emílio Braga participou nesta segunda-feira do programa A Voz de Campos, na Rádio Aurora
Bianca Azevedo/Jornal Aurora
Bianca Azevedo/Jornal Aurora Nesta segunda-feira (01), o delegado titular da 146º Delegacia Legal de Guarus, Dr. Pedro Emílio Braga, participou do programa A Voz de Campos com o jornalista Germando Santos e os comentaristas policial federal Roberto Uchôa e Sol Almeida na Rádio Aurora para falar sobre o balanço da criminalidade no subdistrito de Guarus, em Campos.
A área é conhecida pelo alto índice de homicídios, que na maioria das vezes são causados pela guerra entre facções rivais, o que faz com que a Delegacia de Guarus enfrente desafios na repressão contra diversos crimes e ao tráfico local.
De acordo com o Delegado, o maior desafio naquela circunscrição é a repressão aos crimes de homicídio. E vem sendo amplamente divulgado nos últimos anos que Campos é a única cidade do Estado do Rio de Janeiro, que se encontra entre as 50 cidades mais violentas do mundo. Por isso, as estratégias estão sendo utilizadas para reduzir o índice de assassinatos e tentar tornar um local de convívio mais seguro e deixar o ranking de cidades mais perigosas do mundo.
Segundo Dr. Pedro Emilio, o combate ao crime não se trata apenas do investimento ao policiamento ostensivo, mas também ao serviço de inteligência, que atualmente conta com apenas 24 policiais civis para realizar o trabalho de investigação e atender todas ocorrências registradas na 146º DP.
Ao assumir a titularidade da 146º DP em janeiro deste ano, a estratégia inicial elaborada pelo Delegado foi o trabalho de identificação dos principais locais de criminalidade em Guarus. E que após a realização de várias operações conjuntas com outros órgãos de segurança pública, o resultado, segundo Pedro Emilio, foi tão positivo que resultou em um dado histórico, 20 dias sem homicídio registrado no subdistrito de Guarus.
Estrutura Física
Durante a entrevista na Rádio, ao ser questionado sobre a estrutura física da Delegacia, o Delegado falou que através de parcerias será liberado mais de R$ 260 mil em verbas para reforma da unidade. Ainda segundo o Delegado, o projeto arquitetônico está em fase de finalização e a reforma está prevista para começar ainda este mês com a duração de 6 meses.
Ele ainda ressaltou que o problema com os aparelhos de ar condicionados foram solucionados.