30/09/2019 às 17h30min - Atualizada em 01/10/2019 às 08h00min

Distribuição irregular de vacinas pelo Ministério da Saúde afeta serviço em Campos

O problema já afeta o serviço em Campos, assim como em outras cidades do país

Supcom
Supcom
A Prefeitura de Campos, através Secretaria Municipal de Saúde, foi informada pelo Ministério da Saúde sobre a indisponibilidade na distribuição da vacina pentavalente na rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). O processo de aquisição e entrega de vacinas no Brasil é feito exclusivamente pelo Governo Federal, que repassa para o Governo do Estado e, consequentemente, para os Municípios. O problema já afeta o serviço em Campos, assim como em outras cidades do país. 

"A distribuição irregular dos lotes por parte do Ministério da Saúde está afetando o serviço. Todas as vacinas são entregues pelo Governo Federal. Não é falta de trabalho, as salas de vacinação do município estão abertas, mas sem a reposição fica complicado", disse a diretora de Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, acrescentando que o Governo Federal também tem atrasado na reposição de outras vacinas, como varicela e DTP. 

A Nota Informativa, enviada pela Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, explica que uma carga de vacina penta — do laboratório Biological — apresentou "desvio de qualidade" e foi reprovada pelo teste de qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Diante do exposto, haverá um lapso temporal para reabastecimento da rede com a vacina penta, uma vez que o contrato de aquisição de 8 milhões de doses do segundo semestre de 2019 e primeiro semestre de 2020 já foi firmado e os produtos já estão em processo de embarque", diz trecho da nota.   

A vacina pentavalente é destinada a bebês a partir dos 2 meses de vida e previne contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilis Influenzae tipo B. A imunização acontece geralmente aos 2, 4 e 6 meses dos bebês.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp