25/09/2019 às 14h55min - Atualizada em 26/09/2019 às 08h00min

Importância do Setembro Amarelo na prevenção do suicídio é destaque na Rádio Aurora

Para abordar esse que tema que no programa ‘A Voz de Campos’ desta quarta-feira (25), estiveram presentes as psicólogas, Angélica Paes, Vanessa Rodrigues e Dilma da Silva

Redação
Reprodução
Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas. E, com isso a importância de estarmos falando sobre o ‘Setembro Amarelo’, mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, no dia 10 de setembro. E, para abordar esse que tema que no programa ‘A Voz de Campos’ desta quarta-feira (25), estiveram presentes as psicólogas, Angélica Paes, Vanessa Rodrigues e Dilma da Silva.

Sob comando de Luiz Henrique, o programa iniciou falando sobre a importância de estar abordando esse assunto , e principalmente, levando para a sociedade, para que dúvidas também sejam tiradas e formas de ajudar sejam divulgadas.

 “A grande maioria das pessoas que cometem o suicídio, o que elas estão buscando é acolhimento, e muita das vezes é isso justamente que elas não encontram. Elas não encontram pela falta de informação, de onde buscar ajuda, e por isso precisa ser amplamente divulgado. Elas têm problemas familiares, de saúde, e por isso elas vêem a morte como solução.”, afirmou Dilma.

O suicídio no Brasil hoje em dia, faz mais vítimas do que vários tipos de câncer, e ainda assim, muitas pessoas não discutem o assunto e têm medo de encarar as doenças psicológicas.

 
“Quando anuncia esse tipo de notícia, ela pode servir como gatilho para pessoas que estão passando por esse sofrimento. Nós devemos compartilhar onde encontrar ajuda”, declarou Vanessa.

Durante o programa, foi falado também sobre como insatisfação do trabalho, ou do ambiente empresarial, acabam tornando trabalhadores infelizes e com diferentes tipos de doenças.

Através de comentários na LIVE da página oficial da Rádio Aurora e pelo número (22) 3704-1313, ouvintes e interespectadores puderam interagir e discutir sobre o tema. 

“Normalmente as pessoas que estão com a doença denominada depressão, acabam perdendo o prazer da vida, o prazer de todas as coisas que antes julgavam como prazerosas. E, quando tal fator há um gatilho, a pessoa já tem idealizações suicidas, e começa a acreditar que ela não é capaz de fazer mais nada.”, concluiu Angélica Paes.

A programação na íntegra pode ser assistida através do link: Clique Aqui.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp