A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está implantando um novo sistema de marcação de consultas e exames em todo o município. De 1º de agosto a 22 de setembro, mais de 86 mil pessoas tiveram consultas médicas e exames agendados seguindo esse processo, que é iniciado na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da casa do paciente. O paciente é avisado do dia, horário e local do procedimento por mensagem de texto de celular (SMS), sem a necessidade de voltar a UBS de origem ou enfrentar as antigas filas físicas nas portas dos hospitais.
"Definir a melhor forma de marcação de consultas sempre foi um desafio. Depois de meses de estudos, a nossa equipe desenvolveu um novo sistema que já está apresentando um desempenho positivo na missão de acabar com as filas físicas, que durante anos eram formadas em frente a hospitais e outras unidades, independente do horário. O desempenho mostra que a mudança é mais uma grande conquista para Campos", avalia Abdu Neme, secretário de Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde.
O sistema foi apresentado numa coletiva de imprensa na sede da Prefeitura de Campos, nesta terça-feira (24). "Mesmo com a crise que o município enfrenta, conseguimos ver uma evolução na saúde. Ações positivas para atender melhor a população", disse a vice-prefeita, Conceição SantAnna.
COMO FAZER - O paciente deve ir à UBS mais próxima da sua casa e realizar o atendimento da atenção básica. Depois, se forem necessários exames e consultas com especialistas, a pessoa será avisada do procedimento através de envio de mensagem de texto para o celular do usuário ou de quem ele indicou após fazer o pedido. Para isso, é importante que os dados estejam atualizados para que as mensagens sejam enviadas corretamente. Caso o paciente não tenha celular ou more em uma área onde o sinal seja ruim, um agente da unidade ficará responsável em avisar sobre a data, unidade e horário. Após a consulta, se o médico passar algum exame, o caminho deve ser o mesmo indo até a UBS e depois recebendo a confirmação através do SMS.
A Secretaria de Saúde tem como objetivo implementar o sistema em 100% da rede e nos próximos meses, incluindo programas e unidades especiais. Em agosto, o processo foi iniciado pelos hospitais contratualizados.
"O sistema é novo e embrionário e está em processo de instalação. Não há custos adicionais para o município, só há uma organização do sistema. Alguns programas e unidades ainda estão sofrendo ajustes para oferecer o serviço. Mas já estamos recebendo um resultados positivo", disse a subsecretaria de Atenção Básica, Cintia Ferrini.
"O novo sistema mostra a importância da proximidade da população com as Unidades Básicas de Saúde, onde as consultas são agendadas. Por isso, as informações devem ser atualizadas sempre", reforçou Abdu Neme.