18/12/2024 às 08h54min - Atualizada em 18/12/2024 às 08h54min

Fechamento de escolas municipais compromete educação em Campos

- Redação
Campos 360 News
A gestão do prefeito Wladimir continua acumulando decisões que ferem gravemente o direito à educação das comunidades mais vulneráveis. Desta vez, a ameaça recai sobre a Escola Municipal São João, localizada em Santo Eduardo. Alegando falta de alunos, a prefeitura planeja o fechamento da unidade, mas o que se percebe é uma manobra calculada para inviabilizar a escola, em total desrespeito à população.

Segundo relatos (ASSISTA AQUI), houve tentativas de pais em realizar a pré-matrícula, mas estas foram negadas pela direção da escola, supostamente orientada pela Secretaria de Educação. Não bastasse isso, a diretora da escola, pressionada pela situação, pediu demissão, deixando a responsabilidade nas mãos de duas professoras que tentam lidar com o caos administrativo imposto pela prefeitura. Como justificar o fechamento por falta de alunos quando, na prática, os próprios gestores boicotam as matrículas?

A convocação de uma reunião para tratar do "remanejamento" e possível desativação da escola soa como uma sentença já definida. Ao invés de buscar soluções para valorizar e fortalecer o ensino na região, a gestão de Wladimir opta pelo caminho mais fácil e prejudicial: fechar as portas e ignorar as necessidades da comunidade. O transporte de alunos para outras localidades, como sugerido, apenas reforça o descaso, gerando insegurança e transtornos para famílias que já enfrentam dificuldades financeiras e logísticas.

Uma mãe de dois alunos da escola expõe a indignação da comunidade. Para ela, o fechamento da unidade é um ato de "safadeza" e representa um ataque direto às crianças e pais que dependem do colégio. A revolta dessa mãe reflete a de muitas outras mães que veem na escola um espaço seguro e essencial para o desenvolvimento de seus filhos. "Aqui, as crianças são muito bem cuidadas. Vamos tirar nossas crianças daqui para deixá-las mais longe, preocupando ainda mais os pais?", questiona, exigindo explicações do prefeito.

A gestão Wladimir não pode continuar tratando a educação como uma peça descartável em sua administração. Fechar escolas é fechar oportunidades, é reduzir o futuro das crianças da periferia a um cenário de abandono. Uma sociedade melhor exige líderes que priorizem o ensino público, e não aqueles que o desmantelam com medidas oportunistas. O prefeito deve respostas claras à população e, mais importante, deve assumir sua responsabilidade em garantir educação de qualidade para todos. A comunidade de Santo Eduardo merece respeito, não o descaso de uma gestão que insiste em virar as costas para o povo que a elegeu.

Mensagem da Secretaria de Educação aos pais:

A pedido da Subsecretaria Rita Abreu, fica convocada uma reunião com os responsáveis dos alunos da EM São João, localizada em Santo Eduardo, para tratar do assunto referente ao remanejamento dos alunos e possível desativação da escola.

Data : 12/12/2024 (quinta-feira)

Horário: 7h30 van saindo da Seduct.

Participantes:

Viviane (pedagógico)

Kaline (supervisão)

Francisco (matrícula)

Raphael (transporte)

Mônica (gabinete)

Rita Abreu (Subsecretaria de Educação)

Com informações Campos 360 News 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90