18/10/2024 às 14h43min - Atualizada em 18/10/2024 às 14h43min
Mulheres voluntárias participam na construção de templo religioso
A construção do local, conhecido como Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, acontece no bairro Lagomar em Macaé, RJ.
- Redação
Ascom
Apesar dos avanços das mulheres em diversas áreas de engenharia no Brasil, ainda é pequeno o número delas que trabalham na construção civil. Em contraste, é grande o número de mulheres voluntárias que participam dos projetos de construção das Testemunhas de Jeová, como o que está ocorrendo em Macaé.
Elas não precisam ser especialistas, pois recebem todo o treinamento necessário no próprio canteiro de obras, o que inclui normas de segurança e o manuseio dos equipamentos. É o caso de Amanda Silva, que já foi voluntária em várias construções e, pela primeira vez está trabalhando na elétrica, apesar de não ter nenhuma experiência nesta área. Ela diz: “Me sinto extremamente grata a Deus por me treinar em algo novo e me dar a oportunidade de ajudar meus companheiros de adoração a ter um local bonito e confortável para se reunir.”
Um dos coordenadores da obra, Gilcimar Soares, disse o seguinte a respeito do trabalho delas: “É especial, pois vão além de fazer o serviço. Elas se preocupam em entender o que estão fazendo e dão o melhor de si para que tudo fique o mais bem feito possível. A preocupação com a qualidade, eficiência, organização e segurança faz toda a diferença.”
Outra voluntária, Letícia Silva, disse: “Como nunca tinha trabalhado na área de construção, achei que seria bem difícil aprender as coisas relacionadas ao trabalho. Mas todos foram pacientes ao me ensinar e confiaram em mim. Tem sido um prazer trabalhar com pessoas bondosas, que nos treinam e nos ajudam a atingir o máximo do nosso potencial”.
Quando a construção for concluída, o local de reuniões trará muitos benefícios para a comunidade. Gilcimar explica: “Os benefícios do Salão do Reino vão além da beleza do prédio ou da alegria demonstrada no trabalho. As pessoas que assistirem às reuniões terão uma vida melhor, pois vão aprender a ser melhores pais, mães e filhos. E visto que, vez por outra, passamos por dificuldades e problemas, aqui elas vão encontrar o apoio emocional e espiritual que precisam, além de uma companhia agradável e amigos de verdade.”