As inscrições para a XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes (SNCT), promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, terminam nesta sexta-feira, 20 de setembro.
As escolas públicas e particulares interessadas em participar nos estandes, desenvolvendo projetos nas mais diversas áreas, devem clicar aqui.
https://forms.gle/ajdz1vRxnX9Xzqkf7. O evento acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2024, no Jardim São Benedito.
A secretária de Educação, Tânia Alberto, afirmou que esse já é um evento consolidado em Campos e a programação inclui a X Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos (FEMuCTI), V Feira de Ciências do Ensino Fundamental Anos Iniciais e uma Mostra de Robótica.
O evento segue o tema da 21ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia: “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, que, por sua vez, acontecerá de 14 a 20 de outubro.
“O evento é gratuito e aberto ao público em geral. A expectativa é para que cerca de 40 mil pessoas participem das atividades propostas. Essa é uma grande oportunidade para democratizarmos a ciência e tecnologia em nossa cidade e abrirmos espaço para a criatividade dos nossos estudantes”, disse Tânia.
Segundo a coordenadora geral do evento, Carla Sales, serão disponibilizados para cada escola uma tenda/estande de 3m x 3m, mesas, cadeiras, som, palco e almoço para os expositores.
As escolas poderão participar por meio de diferentes atividades: experimentos, apresentações artístico/culturais, exposições, oficinas, esquetes teatrais, paródias, bandas musicais, contação de histórias, entre outras.
“Cada escola participará em um único dia: 16, 17 ou 18. Já o agendamento para visitas das escolas deve ser feito pelo e-mail
[email protected] ou pelo telefone (22) 99982-7513. Cerca de 80 órgãos, empresas privadas, instituições, universidades públicas e particulares, autarquias e escolas das três esferas — municipal, estadual e federal — devem colaborar”, informou Carla.
A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora, lembrou que o evento acontece em todo o país desde 2004.
“A proposta é melhorar o desempenho escolar e social dos alunos do nosso município, através do estímulo à leitura, pensamento e atuação como investigadores; além de despertar nos alunos o pensamento crítico, comportando-se como investigador-pesquisador. Outra ideia é estimular os alunos a seguirem carreiras científico-tecnológicas”, acrescentou Suzana.
Ainda de acordo com Carla, a programação tem atrações para todos os gostos, públicos e idades.
“Vamos garantir certificação para quem desejar. Convidamos os professores dos diferentes segmentos e modalidades de ensino: Básico, Fundamental, Médio, Técnico, Graduação e Pós-graduação; empresários, secretários municipais e a população de forma geral”, destacou.
Ela explicou que na X FEMuCTI entram projetos das escolas municipais, estaduais e privadas de 6º ao 9º ano e do ensino médio. Já na V Feira de Ciências dos Anos Iniciais entram somente os projetos dos anos iniciais.
“Esse é um evento que se consolidou como um importante promotor do conhecimento científico e tecnológico em nossa região, criando uma rede de divulgação importante e considerável”, finalizou.