01/09/2024 às 22h48min - Atualizada em 01/09/2024 às 22h48min

Alunos da rede municipal premiados em Olimpíada Brasileira de Matemática

Nove estudantes campistas foram premiados com medalhas e certificados de Menção Honrosa

- Redação
Ascom
Nove alunos da rede municipal de ensino foram premiados com medalhas e certificados de Menção Honrosa por participação na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2023.

A cerimônia de premiação aconteceu no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Guarus, essa semana, com a presença da secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, representando os gestores dos municípios participantes.

A secretária municipal de Educação, Tânia Alberto, ressaltou:

“A OBMEP valoriza o aprendizado, as experiências e dando oportunidade aos alunos que se dedicam mais, está abrindo a janela de oportunidade do país. Na escola pública temos que construir oportunidades para sonhar.”

“Essa e outras olimpíadas são canais de estímulo ao aprendizado para que esses alunos possam prosseguir. Talento não tem pré-requisito não tem pedigree, é das pessoas, independente da sua origem. Mais de 90 alunos da nossa rede passaram para o IFF este ano. Que nos próximos, esse auditório esteja ainda mais cheio, que não caibam todas as pessoas, e que a gente possa ir para um lugar maior celebrar a vitória de vocês”, concluiu.

O reitor do IFF, Victor Saraiva, falou do orgulho da comunidade acadêmica: “Temos um orgulho muito grande de vocês. Continuem se empenhando e estudando para que possam, em breve, fazer parte da vida acadêmica. A sociedade muda e evolui através da educação. Graças ao sucesso das Olimpíadas de Matemática, passaram a ocorrer outras olimpíadas de diversas áreas. As mudanças que precisam acontecer neste país vão passar pela educação. Parabéns a todos que conseguiram alcançar esse objetivo. A maior premiação vai ser quando vocês estiverem concluindo a faculdade e ocuparem os melhores postos do mercado de trabalho”, discursou.

Alex Cabral Saraiva, orientador do Programa de Iniciação Científica da OBMEP, lembrou que a primeira medalha de ouro conquistada por aluno de Campos foi em 2018. “Isso mudou a vida desse estudante e hoje ele está prestes a concluir o doutorado. É sempre bom poder realizar esse evento, estamos na quarta edição da cerimônia de premiação e termos essa mesa composta por pessoas que apoiam a Olimpíada é extremamente importante. Não é somente um evento em que as pessoas buscam premiação, mas desejamos promover mudanças no contexto social dos alunos”, declarou.

O professor da Universidade Federal Fluminense e coordenador Regional da OBMEP, Jones Colombo, destacou que “mais de 18 milhões de alunos participaram na última edição em todo o país, sendo 98,8% das escolas públicas”.

A Olimpíada é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (Mec) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.

A mesa de abertura foi composta também pelo reitor do IFF, Victor Saraiva; diretora Pedagógica da Regional Norte Fluminense, Amanda Passaline; professor da Universidade Federal Fluminense e coordenador Regional da OBMEP, Jones Colombo; e o professor do Instituto Federal Fluminense e coordenador orientador do Programa de Iniciação Científica da OBMEP, Alex Cabral Barbosa.

SATISTAÇÃO

Recentemente, a educadora Luana de Sousa Vieira, da Escola Professora Eleonora da Silva Pinto Viana, no Km 13, teve 3 alunos premiados com medalha de bronze e menção honrosa. “Sempre trabalho com as avaliações anteriores, a fim de melhor preparar meus alunos, incentivo falando da premiação, mostro o que podem ganhar, preparo apostilas, enfim. Temos que acreditar neles, pois estão preparados, basta o incentivo. Acredito no trabalho que faço e confio neles”, afirmou.

EXEMPLOS

Ex-aluna no ano passado da Escola Municipal Olavo Saldanha Filho, em Boa Vista, Maísa de Souza Chagas, concluiu o 9º ano de escolaridade em 2023 e recebeu a medalha de bronze regional e uma menção honrosa das mãos de sua mãe Maria José de Souza Rodrigues. É a segunda vez que ela é premiada.

“Estou muito feliz por estar aqui hoje. Com certeza, essa olimpíada me trouxe a paixão pela matemática. Antes eu não gostava tanto assim da disciplina, mas agora despertei o interesse na OBMEP. Estou muito estimula e pretendo seguir nesta área. Estou fazendo eletrotécnica no IFF. Minha família está muito feliz e orgulhosa. Os professores da escola são muito atenciosos e nos incentivaram a participar e a estudar, inclusive a escola nos deu o transporte para fazer a segunda fase em Goitacazes”, disse a ex-aluna.

Da mesma unidade, Yasmin Freitas Gomes, 13 anos, do 8º ano, conquistou a menção honrosa e garantiu que vai continuar estudando e se esforçando para alcançar novos objetivos. “Aprendi mais ainda com a OBMEP, e isso é o mais importante. Quero ser professora de matemática e acredito que esse é o passo inicial”, declarou.

Isaac Gomes Vieira, 14 anos, do 9º ano da Escola Municipal José do Patrocínio, na Penha, estava acompanhado da mãe Elaine Cristina Ribeiro e do diretor adjunto, Wallace de Carvalho. Ele conquistou a menção honrosa. “A nossa escola nos incentiva muito e, para a 19ª Olimpíada, quero conquistar, pelo menos, a medalha de prata. Para isso, vou me dedicar mais. Já estou classificado para a segunda etapa deste ano”, garantiu.

Da Escola Albertina Azeredo Venânico, o estudante Luiz Davi Abreu Ferreira, do 8º ano, conquistou a medalha de bronze regional e a menção honrosa. “Estou muito feliz, foi tranquilo estudar para esse processo. Quero fazer Engenharia de Automação em breve”, comentou.

Premiados da Rede Municipal de Ensino na OBMEP 2023

ALEXANDRA MACIEL BASILIO – EM SANTA MARIA – MENÇÃO HONROSA

JULIA OLIVEIRA PAES DA SILVA – E.M. STA MARIA – MENÇÃO HONROSA

LUIZ DAVI ABREU FERREIRA – E.M. ALBERTINA AZEREDO VENÂNCIO – MEDALHA DE BRONZE E MENÇÃO HONROSA
NICOLLY GOMES MAGALHAES – E.M. STA TEREZINHA – MENÇÃO HONROSA

YASMIN FREITAS GOMES – E.M. OLAVO ALVES SALDANHA FILHO -– MENÇÃO HONROSA

ANNA DANIELLE DA SILVA NOGUEIRA – E.M. STA TEREZINHA – MENÇÃO HONROSA

FELIPE DOS SANTOS RANGEL – E. M. PROFESSORA OLGA LINHARES CORRÊA – MENÇÃO HONROSA

ISAAC GOMES VIEIRA – E.M. JOSE DO PATROCINIO – MENÇÃO HONROSA

MAÍSA DE SOUZA CHAGAS – E.M. OLAVO ALVES SALDANHA FILHO -– MENÇÃO HONROSA
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90