11/08/2024 às 13h19min - Atualizada em 11/08/2024 às 13h19min
Quilombola e pré-candidata a vereadora, Lucimara Muniz morre em Campos
- Redação
A quilombola e pré-candidata a vereadora pelo Movimento Democrático Brasileiro, Lucimara Muniz, morreu na manhã desse sábado (10), em Campos. Ela estava internada no Hospital Dr. Beda após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Coordenadora Nacional de Comunidades Quilombolas, vice-presidente da Associação Estadual Quilombola e uma das fundadoras do Instituto de Desenvolvimento Afro Noroeste Fluminense (Idannf), Lucimara era formada em Letras e Ciências Ambientais, atuando desde a adolescência em movimentos sociais, fortalecendo suas raízes quilombolas. Ela participou da produção do documentário “Griôs: Histórias Que Os Livros Não Contam'', filme da jornalista campista Daniela Abreu, que foi gravado e produzido nos sete Quilombos que ainda existem na região de Campos.
O vereador Silvinho Martins, presidente do MDB em Campos, lamentou o falecimento. “Estou completamente arrasado. Uma grande perda”, disse.
O prefeito Wladimir Garotinho, também manifestou pesar. ''Soube a pouco do falecimento da querida Lucimara, Presidente do Instituto de Desenvolvimento Afro Norte Fluminense (IDANF). Uma mulher de fibra que lutava muito pela causa Quilombola e seria candidata a vereadora na nossa coligação pelo MDB, defendendo o que acreditava. Muita força aos amigos e familiares, muita luz pra Lucimara.'', publicou o prefeito em suas redes sociais.
Luci Muniz foi sepultada na manhã deste domingo (11), no Campo da Paz.