31/05/2024 às 08h34min - Atualizada em 31/05/2024 às 08h34min

Campos tem ponto facultativo nesta sexta, mas vacinação, hemocentro, urgência e emergência funcionam

Atendimento nas repartições públicas será retomado na segunda-feira (3).

- Redação
PMCG
A cidade de Campos dos Goytacazes, terá ponto facultativo nesta sexta-feira (31) por causa do feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (30). Com isso, as repartições públicas e Unidades Básicas de Saúde (UBS) só retornam às atividades na segunda-feira (3).

Mas ao longo do feriadão estão mantidos os serviços essenciais, como as unidades de saúde urgência e emergência, assim como o Hemocentro e a vacinação. O Centro de Referência da Dengue (CRD), que ficou fechado nesse feriado, funciona normalmente durante o ponto facultativo.

Urgência e emergência
Todas as quatro unidades de urgência de Campos vão funcionar ao longo do feriadão, são elas: a UPH de Ururaí, Travessão, Santo Eduardo, Saldanha Marinho, além da Clínica da Criança e o Pronto Socorro Pediátrico do Hospital dos Plantadores de Cana (HPC). As emergências do Hospital Ferreira Machado (HFM), do Hospital Geral de Guarus (HGG) e do Hospital São José (HSJ) também funcionam 24h.

Vacinação
Durante o ponto facultativo e feriado, assim como no final de semana, será mantida a vacinação do calendário básico de rotina, Influenza e contra a Covid-19. O atendimento ocorrerá na Clínica da Criança e na sede da Secretaria de Saúde, no horário das 8h às 17h.

Hemocentro Regional de Campos
O Hemocentro Regional de Campos, que funciona todos os dias no Hospital Ferreira Machado (HFM), inclusive nos finais de semana e feriados, vai funcionar no feriadão das 7h às 18h.

“Estamos com as portas abertas para receber todos os doadores e possíveis doadores. Esperamos que todos separem um tempinho na agenda e venham fazer esse gesto de amor ao próximo”, destacou a assistente social do HRC, Maria Gonçalves.

Requisitos para doar — Antes da doação, a pessoa deve seguir algumas recomendações, como apresentar documento de identidade com foto, evitar alimentos gordurosos como leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, entre outros, nas três horas que antecedem a doação. A mesma orientação vale para quem vai doar no período da tarde.

"O doador também precisa estar em bom estado de saúde, ter entre 16 e 60 anos de idade, ou até 69 anos (caso tenha doado antes dos 60 anos) e pesar mais de 50 quilos. O menor de idade deve estar acompanhado pelo responsável legal", explica o Hemocentro.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp