16/05/2024 às 09h35min - Atualizada em 16/05/2024 às 09h35min
Incêndio atinge vegetação do Morro do Itaoca, em Campos
Corpo de bombeiros foi acionado e conseguiu controlar as chamas. Ninguém se feriu e as causas do fogo ainda não foram identificadas.
- Redação
G1
Foto: Reprodução Um incêndio atingiu parte da vegetação do Morro do Itaoca na noite da última terça-feira (14), em Campos. O Morro do Itaóca tem uma área de Preservação Ambiental de uso sustentável de cerca de 600 hectares.
O corpo de bombeiros foi chamado para controlar as chamas às 16h10, os trabalhos terminaram horas depois, às 23h, e ninguém se feriu.
De acordo com o Igor Piris, guarda-parque, o fogo teria começado no capim que fica no acesso do morro e atingiu a vegetação.
Ainda segundo ele, as causas do incêndio não foram identificadas, mas a suspeita é que tenha sido provocado.
Desde 2013, o parque faz parte da área de preservação ambiental.
A Prefeitura de Campos, por meio da Subsecretaria de Meio Ambiente, está realizando levantamento da Área de Preservação Ambiental (APA), no Morro do Itaóca. O gestor da pasta, René Justen, relatou que a princípio, não houve prejuízo significativo da fauna e flora.
“Mantivemos guardas ambientais no local. Estamos com técnicos ambientais avaliando a extensão da queima e o tipo de vegetação atingida. Estamos avaliando e, a princípio, houve queima do capim colonião. Pedimos que as pessoas tenham cuidado ao longo da estrada e nas margens do marco, não jogando cigarro ou outro meio de propagação de fogo, pois pode se alastrar rapidamente na vegetação seca. Vamos trabalhar para recuperar o mais rápido o dano causado”, disse René.
.