13/05/2024 às 14h32min - Atualizada em 13/05/2024 às 14h32min

​Loja colaborativa em Grussaí impulsiona o artesanato local e o empreendedorismo feminino

Iniciativa expõe trabalhos de 26 artesãs de São João da Barra, fomentando a economia criativa da região

- Redação
Ascom
Uma loja colaborativa com artesãs de São João da Barra, vem potencializando e dando visibilidade ao artesanato regional. O espaço, localizado nas dependências do Sesc Grussaí, expõe trabalhos produzidos por 26 artesãs sanjoanenses, que gerem, organizam, multiplicam seus conhecimentos e realizam um atendimento afetivo, que conta um pouco da história, dos elementos aplicados na confecção de seus produtos. A loja funciona de segunda-feira a sábado, das 9h às 20h, e, aos domingos, das 9h às 17h. A visitação é aberta a todos.
 
Os principais artigos vendidos no local são biojóias, cestarias, souvenirs, peças decorativas, acessórios; tudo produzido de maneira artesanal. A iniciativa vem potencializando o empreendedorismo de mulheres da região.
 
''Há mais de 30 anos, me dedico à arte como artesã. Participar do projeto da loja colaborativa do Sesc Grussaí não apenas ampliou a divulgação do meu trabalho, mas também me proporcionou uma valiosa oportunidade de me conectar com pessoas de diversos lugares. Essa interação constante tem sido um poderoso estímulo para o meu crescimento pessoal e artístico", revelou Ivone Passos, artesã participante da loja colaborativa.
 
A loja foi aberta em 2022, no dia da reinauguração do Sesc Grussaí, sob gestão do Sesc RJ. Na ocasião, a unidade fez um convite a artesãs da região para que pudessem participar da loja de maneira colaborativa. Desde então, a loja vem oferecendo aos visitantes trabalhos variados de alta relevância artística, com elementos e características regionais que fomentam a economia criativa local.
 
Gerente da unidade, Christiane Caetano, explica o intuito da loja. “O Sesc Grussaí tem um forte compromisso com a comunidade local. Valorizamos e apoiamos os artesãos da região, promovendo suas criações e incentivando os hóspedes a conhecerem e adquirirem peças únicas. Acreditamos no desenvolvimento conjunto e na valorização da cultura sanjoanense, contribuindo assim para o crescimento sustentável da comunidade em que estamos inseridos”, disse ela.

Sesc Grussaí vem impulsionando economia local
 
Com 1,8 milhão de metros quadrados, o Sesc Grussaí foi inaugurado pelo Sesc MG em 1979. Fechado em 2020 por conta dos efeitos econômicas da pandemia da Covid-19, foi reaberto pelo Sesc RJ em 2022. A unidade é uma importante opção de turismo e lazer no estado, fomentadora da economia local. O complexo já gerou 168 postos de trabalho para moradores de São João da Barra e Campos, e estimula fortemente a participação de fornecedores da região nas suas compras, realizadas por meio de licitações.
 
Além do hotel, com 188 apartamentos, sua infraestrutura conta com restaurantes, bares, piscinas, quadras, campos de futebol, lagos fontes, parques infantis, pista de skate e de patinação, anfiteatro ao ar livre, sala de convivência, sala de leitura, espaço brincante, sala de vídeo, salão multiuso, espaços para oficinas de arte e tecnologia, praças e muita área verde. O espaço possui ainda réplicas do Taj Mahal, de Pagode Chinês, de uma Casa de Chá Japonesa, e pretende, em breve, exibir exposições permanentes e temporárias que dialoguem harmonicamente com a natureza local.

SERVIÇO
Loja Colaborativa
Sesc Grussaí (R. Antônio Gonçalves Carvalho, s/nº, Grussaí, São João da Barra)
Funcionamento: segunda-feira a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos, das 9h às 17h.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp