13/05/2024 às 10h02min - Atualizada em 13/05/2024 às 10h02min

Saúde realiza chamamento para vacinação contra o vírus HPV; veja os locais de vacinação

Desde que o novo comunicado do Ministério da Saúde foi divulgado, 456 doses do imunizante contra o Papilomavírus Humano foram aplicadas no município

- Redação
PMCG
Foto: Reprodução
Após mais de um mês que o Ministério da Saúde, mediante nota técnica, atualizou as recomendações de imunização contra o HPV no país, 456 doses do imunizante contra o vírus foram aplicadas no município de Campos. No entanto, esse número pode ser maior, já que uma parte dos dados ainda não foi compilada. A vacina contra o Papilomavírus Humano é aplicada em adolescentes não vacinados, entre 9 a 14 anos de idade.

O assessor técnico de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Leonardo Cordeiro, explicou o objetivo da nova estratégia do ministério e convocou a população da faixa etária recomendada a se proteger contra o HPV. “O principal objetivo é aumentar a adesão à vacinação e ampliar a cobertura vacinal, visando eliminar o câncer de colo do útero como problema de saúde pública. É uma ótima oportunidade para os jovens começarem a se prevenir e, consequentemente, aumentar a demanda de população protegida”, disse Leonardo.

A vacina também protege contra o câncer de vulva; vagina; ânus; pênis e orofaringe, além do de colo de útero. A melhor forma de prevenção aos não vacinados é o uso de preservativo nas relações sexuais. Vale ressaltar, porém, que o preservativo não impede totalmente a infecção pelo HPV, já que as lesões podem estar presentes em áreas não protegidas pela camisinha.

A nota técnica do Ministério da Saúde ainda recomenda que os estados e municípios realizem busca ativa para garantir que jovens brasileiros de até 19 anos tenham acesso à vacina contra o HPV. Nesses casos, poderão receber o esquema em dose única todas as pessoas dentro dessa faixa etária que não receberam uma ou duas doses do imunizante no período recomendado.

CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO

Posto com horário ampliado (segunda a sexta-feira)
Secretaria Municipal de Saúde (antigo Centro de Saúde) — das 8h30 às 20h
Clínica da Criança — das 8h30 até às 18h

Salas de vacinação (segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h)
Policlínica da Tapera
UBSF Lagoa de Cima
UBS Penha
UBSF Santa Maria
UBSF Sentinela do Imbé
UBSF Aldeia
UBSF Conselheiro Josino
UBSF Custodópolis
UBSF Eldorado
UBSF Félix Miranda
UBSF IPS
UBSF Jamil Ábido
UBSF Lagoa de Cima
UBSF Morro do Coco
UBSF Parque Aurora
UBSF Parque Imperial
UBSF Patronato São José
UBSF Ponta da Lama
UBSF Santo Amaro
UBSF São Sebastião
UBSF Saturnino Braga
UBSF Tocos
UBSF Venda Nova
UPH Travessão
UPH Ururaí

Salas de vacinação (sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h)
Clínica da Criança
Secretaria Municipal de Saúde
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90