12/05/2024 às 13h09min - Atualizada em 12/05/2024 às 13h09min

Dia das Mães: Vacinação para os filhos neste domingo

As salas de imunização da Secretaria Municipal de Saúde e da Clínica da Criança estarão funcionando das 8h às 17h

- Redação
PMCG
Foto: Divulgação
Que tal aproveitar o Dia das Mães para se proteger e proteger quem você ama? A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) te ajuda nessa missão, disponibilizando dois postos de vacinação com funcionamento das 8h às 17h neste domingo (12). São 20 imunizantes que protegem contra várias doenças, entre elas gripe, Covid-19, meningites, pneumonias, poliomielite e sarampo. A aplicação acontece na sede da secretaria, área central da cidade, e na Clínica da Criança, no subdistrito de Guarus.

Pelo calendário de rotina, podem ser vacinadas crianças acima de 2 meses, adolescentes, adultos e idosos. Os imunizantes são: VIP, VOP, Tríplice Viral, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, DTP, dT adulto, Meningocócica ACWY, Hepatite A, HPV quadrivalente, além de dTPA, que é exclusiva para gestantes. As vacinas são aplicadas de acordo com a indicação do Ministério da Saúde para cada faixa etária e a situação vacinal de cada pessoa.

“Devido ao trabalho e aos afazeres domésticos muitas mães têm dificuldades para manter a própria vacinação e a dos filhos em dia. Entretanto, desde 2021, o município adotou a vacinação aos finais de semana e feriados. Essa estratégia tem facilitado o acesso às vacinas e a adesão tem melhorado a cada dia”, disse a coordenadora de Imunização da SMS, Amanda Carvalho.

A vacina Influenza, que previne contra a gripe, é aplicada para todas as pessoas acima de 6 meses de idade. Já contra a Covid-19 estão disponíveis três imunizantes no momento.

A Pfizer Baby é aplicada para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema primário é composto pela primeira dose aos seis meses de idade, a segunda dose aos sete meses e a terceira dose aos nove meses.

As crianças de 5 a 11 anos recebem a vacina Pfizer Pediátrica. Já a Coronavac é aplicada para crianças acima de 3 anos. Ambas são aplicadas duas doses do esquema primário, com intervalo de 30 dias, entre uma dose e outra. Para aquelas que estão com o esquema primário incompleto ou com dose atrasada, também deve respeitar o intervalo entre a 1ª e a 2ª dose.

Para receber a vacina de rotina e gripe é preciso levar documento com foto, CPF ou cartão do SUS e a caderneta de vacinação, no caso das crianças e adolescentes. Para aqueles que irão receber a vacina contra a Covid-19, serão necessários os documentos pessoais e o Cartão de Vacina Covid-19 para quem já iniciou o esquema vacinal. Pessoas imunocomprometidas é obrigatório o laudo médico ou outro documento que comprove a condição.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90