10/04/2024 às 16h48min - Atualizada em 10/04/2024 às 16h48min

Museu Histórico de Campos recebe exposição “Entre Ossos e Urnas”

Acervo inspirado no Sítio Arqueológico do Caju perecerá exposto até o próximo dia 30

- Redação
PMCG
O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG) inaugurou, na tarde dessa quarta-feira (10), a exposição “Entre Ossos e Urnas”. A atividade de abertura do projeto — que ficará em cartaz até o próximo dia 30 — contou com as presenças da presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Fernanda Campos, e da coordenadora do Museu, Graziela Escocard. Os primeiros visitantes foram três alunos da Escola Municipal Amaro Prata Tavares, que estavam conhecendo o prédio do MHCG.

O acervo reúne imagens e achados das escavações no Sítio Arqueológico do Caju, localizado próximo ao Cemitério do Caju, na Avenida XV de Novembro, à margem do Rio Paraíba do Sul. O projeto visa facilitar a compreensão de como eram e viviam os primeiros habitantes da nossa região, os indígenas Goitacá, Puris e Coroados. As escavações fazem alusão ao encontro de partes do ritual funerário, detalhando como eram feitos os enterramentos dos índios que aqui viviam.

“Acompanho o trabalho educativo desenvolvido no Museu, desde a sua inauguração, em 29 de junho de 2012. Ver a criançada se divertindo com o mágico universo da arqueologia nos mostra como a descoberta da história pode ser lúdica, facilitando o seu entendimento”, ressaltou Fernanda Campos.

“Uma das partes mais esperadas da exposição é dedicada às crianças, que terão a oportunidade de realizar ‘escavações’ em uma caixa de terra, simulando como é realmente uma escavação arqueológica. O projeto da exposição é baseado no livro ‘Pesquisas Arqueológicas no Sítio do Caju’, de Ondemar Dias e Jandira Neto”, detalhou Graziela Escocard, na abertura da mostra.

VISITAS — A visitação de “Entre Ossos e Urnas” acontece de terça a sexta-feira, das 10h às 17h e, aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h. As visitas são guiadas por monitores do MHCG. O agendamento de grupos escolares acontece por meio do telefone (22) 98179-4455.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp