09/04/2024 às 09h29min - Atualizada em 09/04/2024 às 09h29min

CCZ divulga programação semanal do carro fumacê

A recomendação do CCZ é para que as pessoas abram portas e janelas de suas residências durante a passagem do veículo

- Redação
PMCG
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) divulgou, nessa segunda-feira (8), a programação semanal do itinerário do carro fumacê. O serviço é programado de acordo com as notificações dos casos de dengue, com o monitoramento das armadilhas que capturam os ovos do mosquito Aedes aegypti e as informações de focos no interior dos imóveis registrados pelos agentes de endemias.

A recomendação do CCZ é para que as pessoas abram portas e janelas de suas residências durante a passagem do veículo do inseticida de ultrabaixo volume (UBV), para maior eficácia do produto, uma vez que, mais de 80% dos focos estão nos domicílios. As aplicações serão feitas das 5h às 10h e das 16h às 21h.

“É essencial que a população esteja ciente das recomendações para que o inseticida possa penetrar e atingir os insetos. Isso irá garantir a eficácia do produto no combate ao Aedes. Outra recomendação é trocar a água dos bebedouros de animais, logo após a passagem do fumacê”, aconselhou o subcoordenador do Programa de Controle de Vetores do CCZ, Sílvio Pinheiro.

A substância do carro fumacê somente pode ser usada em horários onde os raios solares não estejam intensos, sem chuva e ventos fortes e nos bairros onde tem confirmação da proliferação do Aedes aegypti. O subcoordenador enfatiza que o inseticida usado no município é específico para combater apenas o mosquito Aedes aegypti. “O Ministério da Saúde preconiza que o trabalho seja feito em bairros onde há altos índices de proliferação do mosquito. Portanto, não pode ser feito de forma aleatória”, pontuou.

CONFIRA A ROTA DO CARRO FUMACÊ DESTA SEMANA

TERÇA-FEIRA (9) – Centro, Parque São Caetano, Parque Rosário, Farol e Donana (1º turno); Alberto Torres, Nossa Senhora do Rosário, Novo Jóquei, Parque Eldorado e Codin (2º turno);
QUARTA-FEIRA (10) – Centro, Farol e Goitacazes (1º turno); Parque Julião Nogueira, Parque Corrientes, Jóquei Clube, Parque Bandeirantes e Vila Industrial (2º turno);
QUINTA-FEIRA (11) – Pecuária, Nova Brasília, Farol e Goitacazes (1º turno); Parque Tamandaré, Parque Santo Amaro, Parque Imperial, Usina São João e Parque Prazeres (2º turno);
SEXTA-FEIRA (12) – Parque Leopoldina, Travessão e Campo Limpo (1º turno); Parque Guarus, Parque Bela Vista, Penha e Parque Prazeres (2º turno).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp