08/04/2024 às 10h05min - Atualizada em 08/04/2024 às 10h05min

Epidemia de dengue aumenta a demanda por doações de plaquetas no Hemocentro

Apesar do número expressivo, o Hemocentro Regional de Campos tem conseguido atender às solicitações

- Redação
PMCG
O Hemocentro Regional de Campos segue em alerta diante do aumento da demanda de concentrado de plaquetas, que coincide com a epidemia de dengue que está ocorrendo no momento no município. Até essa semana, foram contabilizados mais de 6.500 casos da doença. Apesar do número expressivo, a unidade tem conseguido atender às solicitações.

A médica hematologista e diretora do Hemocentro, Sandra Chalhub, informou que a relação entre o aumento de casos de dengue e a demanda por plaquetas é realmente significativa. Além disso, ela ressalta que quem teve o quadro de dengue leve, após 30 dias da cura, pode se candidatar à doação de sangue, desde que, após avaliação prévia, esteja dentro dos critérios de outras condições de aptidão.

“A nossa orientação para quem realizou a doação recentemente, após 15 dias, é entrar em contato com o Hemocentro, caso apresente qualquer sintoma relacionado à dengue ou outras arboviroses e tenha o diagnóstico positivo para as doenças. Isso irá garantir a qualidade do sangue coletado”, explicou.

A dengue vem geralmente acompanhada de queda na contagem de plaquetas. Nos casos graves, pode haver também sangramentos, que, às vezes, são vultosos. Nessas situações de diminuição das plaquetas, combinada com hemorragia, a transfusão de plaquetas pode ser muito necessária.

ATENDIMENTO

A unidade, anexa ao Hospital Ferreira Machado (HFM), fica aberta das 7h às 18h para receber os doadores voluntários de sangue e plaquetas. O Hemocentro funciona também aos sábados e domingos.

Requisitos para doar — Para ser um doador, o interessado deve ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. É preciso apresentar documento de identidade com foto.

BALANÇO

De acordo com a base de dados monitorados pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS), foram registradas 6.530 notificações para dengue, entre confirmação laboratorial e clínico epidemiológico. Desse total, há um óbito de um paciente de 64 anos. Já chikungunya foram 207 notificações. Não há registro de zika.

Na estratificação mensal, os casos de dengue ficaram assim: em janeiro foram 848; fevereiro 2.722 e, em março 2.506. Para chikungunya foram 46 casos em janeiro, 59 em fevereiro e 77 em março.

Campos entrou em epidemia por dengue no dia 1º de março em virtude do aumento contínuo do número de notificações das doenças. A partir do decreto, foram estabelecidas novas medidas de enfrentamento e combate à doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp